Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
05/08/2014

Departamento de aposentados da ANADEP lança projeto Memorial da Defensoria Pública Brasileira

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF
Publicação integra conjunto de atividades que celebram os 30 anos da Associação Nacional
 
Criado em março deste ano, o Departamento de Aposentados da ANADEP, grupo liderado pela defensora gaúcha Genice Selaimen da Silva, composto ainda pelos defensores Carmecy Rodrigues de Abrantes (PB), Raul Fernando Portugal Filho (RJ), Israel Albuquerque Batista (PA), Maria de Lourdes Ribeiro (RS) e Dorival Lourenço da Cunha (DF), está lançando um projeto ambicioso: a produção do livro Memorial da Defensoria Pública Brasileira. Sob o tema “Histórias e Estórias da construção da Instituição no Brasil”, a publicação deve ser redigida pelos próprios aposentados, relatando seu trabalho em prol da Instituição.
 
O projeto, lançado ao lado das demais atividades que celebram o 30º aniversário da Associação Nacional, é coordenado pelos membros do Departamento, e a obra, que será disponibilizada inicialmente em e-book, terá orientação editorial da coordenadora de Comunicação da ANADEP, Anne Coutinho. A previsão é de que o material seja publicado no primeiro semestre de 2015. Detalhes sobre o Memorial podem ser conferidos diretamente no projeto. Clique aqui para consultar.
 
A ideia, segundo Genice, é coletar tanto fatos históricos relacionados à criação da Defensoria, contados a partir da visão de seus protagonistas, quanto relatos pitorescos, com características próprias da época de atuação dos defensores.  “O trabalho dos defensores é anterior à própria criação da Defensoria Pública, pouca gente sabe disso, portanto precisa ser registrado, não pode se perder no tempo. É necessário deixarmos para a história o relato de nossa contribuição para a Defensoria e, inclusive, peculiaridades do processo que levou ao nascimento da Instituição, assim como a forma de trabalho da época, as ferramentas que tínhamos, tão diferentes dos mecanismos disponíveis hoje”, argumenta a coordenadora.
 
Defensores interessados em participar podem obter mais informações ou enviar textos para o email: memorialdp@anadep.org.br até o dia 5 de novembro.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 de agosto às 11 horas
Câmara dos Deputados homenageará Defensoria Pública
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)