15/02/2023

Defensor Público do Maranhão é empossado como Diretor da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil

Fonte: ADPEMA
O Defensor Público do Maranhão, Cristiano Matos de Santana, foi empossado na quarta-feira (8) como diretor da Escola Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP) para o biênio 2023-2025. Cristiano Matos já foi diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (ESDPE) e, atualmente, é o Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA).
 
A solenidade foi conduzida pela Presidente da Associação Nacional das Defensoras e
Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, como parte da programação de posse da nova diretoria da entidade. Atuará na gestão da ENADEP como Diretora Adjunta, a defensora pública do Rio de Janeiro e Vice-presidente da ADPERJ, Andrea Sena.
 
Mais de 200 autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil e imprensa compareceram na cerimônia. Houve a participação dos(as) defensores(as) públicos(as) gerais, dos(as) corregedores(as), ouvidores(as) e servidores(as) das Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal, além de representantes das entidades típicas de estado.
 
“As nossas entidades de classe, ANADEP e ADPEMA, ao longo de suas histórias, têm
várias ações e projetos em prol do crescimento da Defensoria Pública e da formação e aperfeiçoamento de Defensores Públicos. À frente da ENADEP, buscaremos- com lastro no plano de desenvolvimento institucional a ser elaborado-, instrumentos de capacitação que hão de resultar em melhores prestações de serviços às pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou o novo diretor da ENADEP, Cristiano Matos de Santana.
 
A ENADEP proporciona a Defensoras e Defensores Públicos de todo o Brasil mecanismos de aperfeiçoamento na carreira, de modo a contar com profissionais qualificados para promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico. A exemplo, podemos citar as parcerias firmadas com diversas instituições como a Universidade de Salamanca, da Espanha, a PUC Minas, a Faculdade Instituto Rio de Janeiro – FIURJ e com a Juruá Editora.
 
“Hoje, na diretoria da Escola Nacional, com o apoio da ANADEP, viso estabelecer diálogo permanente com as demais escolas associativas, corporativas e governamentais, com a academia de um modo geral, inclusive do Maranhão, de modo a propiciar intercâmbio de informações e a construção de uma estrutura otimizada de aprendizagem”, salientou Cristiano Matos.
 
A ENADEP
 
Ao longo dos anos, a ANADEP tem buscado o aperfeiçoamento do trabalho associativo com o intuito de gerar mais interação entre as defensoras e defensores públicos de todo país. Foi com essa perspectiva que, no dia 9 de abril de 2014, foi criada a Escola Nacional dos Defensores Públicos do Brasil (ENADEP).
 
O objetivo da ENADEP é o aperfeiçoamento e a qualificação das defensoras e defensores públicos, por meio de diversas atividades pedagógicas, como cursos, seminários, aulas, audiências públicas, entre outras. Juntamente com as Comissões Temáticas da ANADEP, a Escola Nacional apoia e organiza os principais debates dos grupos, abrindo espaço para defensoras, defensores e a sociedade civil discutirem temas de relevância social, como direito das mulheres, combate ao racismo, população em situação de rua, direito internacional, direitos da pessoa com deficiência, direitos do consumidor, infância e juventude, saúde, mobilidade urbana, moradia e questões fundiárias, direitos das famílias, política criminal, diversidade sexual, direitos da pessoa idosa, entre outras temáticas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir