12/07/2021

ANADEP, ENADEP e IDDD encerram programação do curso "Prova sob Suspeita: um olhar crítico sobre as provas dependentes da memória"

Fonte: ANADEP
Estado: DF
 
Na sexta-feira (9), aconteceu a última sessão do curso "Prova sob Suspeita: um olhar crítico sobre as provas dependentes da memória", com o tema “Litígio Estratégico”. O encontro foi conduzido por Fabián Sánchez Matus, Adriana Garcia e Natasha Arnpriester. Fabián é diretor executivo do Laboratorio de Litigio Estructural, organização mexicana que trabalha com litigância estratégica em temas de violação a direitos humanos. Adriana e Natasha são advogadas na Open Society Justice Initiative. 
 
A sessão discutiu estratégias de litigância perante o Sistema ONU e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e a importância da documentação completa dos casos criminais desde o início. Foram apresentados os tipos de evidência mais importantes em cada um dos dois sistemas de litigância, com exemplos de casos em que determinados tipos tenham sido cruciais.
 
 
Sobre: O evento foi realizado pelo IDDD em parceria com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP). A formação teve por objetivo dotar os participantes de ferramentas para contestar o peso outorgado pelo sistema de justiça brasileiro às provas dependentes da memória, em especial, a prova testemunhal e o reconhecimento de pessoas – uma tendência que exerce profundo impacto nas condenações criminais no Brasil (e, consequentemente, no encarceramento), sobretudo da população jovem, negra e de baixa renda. 
 
As aulas foram divididas em 13 encontros e contou com a participação de 423 inscritos, entre defensoras públicas e defensores associados da ANADEP e advogadas e advogados associados ao IDDD.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir