Sistema Carcerário
O presidente da ANADEP, André Castro, e o Coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Guida, participaram, no dia 3 de junho, de um seminário sobre o sistema carcerário brasileiro, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Guida propôs o restabelecimento do texto original da MP 416/08, que alterou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e foi aprovada pela Câmara em abril de 2008 na forma de um projeto de lei de conversão. A medida estabelecia como condição para adesão ao Pronasci e recebimento dos recursos do programa, a criação e instalação das Defensorias Públicas com núcleo para o acompanhamento da execução penal.
.jpg)
ANADEP realiza AGE
Defensores Públicos e presidentes de associações estaduais e do DF participaram, no dia 2 de junho, de mais uma AGE da ANADEP. Durante o encontro, foi feito um balanço da Campanha Nacional “Defensor Público para quem precisa. Justiça para todos” e definida a próxima campanha: “Idoso: Nós defendemos”.
VIII Congresso
A AGE também deliberou sobre os temas do VIII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que será realizado em Porto Alegre, no período de 3 a 6 de novembro. Confira os temas da programação.
Anuidade
Após a AGE, o presidente da ANADEP, André Castro e a vice-presidente, Mariana Lobo, se reuniram com o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, para tratar do pagamento de anuidade à Ordem pelos Defensores Públicos impedidos de advogar.
"O dialogo com a OAB continua sendo o caminho para equacionar a questão da anuidade", afirma o presidente da ANADEP.
Instituto Anis
A AGE aprovou o estabelecimento de uma parceira com o Instituto Anis para apoiar a realização de uma ampla pesquisa sobre a atuação da Defensoria Pública na defesa do Direito à Saúde dos necessitados.
Na ocasião, a representante do Instituto Anis, Professora Débora Diniz, destacou iniciativas importantes da Defensoria Pública e chamou atenção para o fato de a comarca de Criciúma, em Santa Catarina, concentrar o maior número de ações contra o Estado para fornecimento de medicamentos.
CDDPH
A Diretoria da ANADEP indicou os Defensores Públicos Roberto Freitas Filho (PI) e Lenir Rodrigues (RR), para representarem a entidade no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), órgão colegiado, ligado à Secretaria Especial de Direitos Humanos e composto por representantes de setores representativos, ligados aos direitos humanos, e com importância fundamental na promoção e defesa dos direitos humanos no País.
No dia 3 de junho, a reunião do CDDPH debateu sobre a situação do sistema carcerário no Estado do Espírito Santo.
Clique aqui e leia o artigo de Mariana Lobo sobre o tema.