Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2896/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 000 - 31 de maio de 2021
ESPECIAL MAIO VERDE
O dia 19 de maio é uma das datas mais simbólicas para a categoria: é o dia alusivo à Defensoria Pública, à defensora pública e ao defensor público. Para celebrar a data, desde 2008, a ANADEP lança campanha nacional de educação em direitos, em parceria com as Associações Estaduais e do DF, Defensorias Públicas dos Estados e do DF e o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). A iniciativa tem por objetivo apresentar o papel da Defensoria Pública e o trabalho da defensora e do defensor público como agente de transformação social. A ação também tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os seus direitos.
 
Para além das atividades da campanha nacional, há uma série de atividades que marcam o "Maio Verde", como cards especiais nas redes sociais, sessões solenes, audiências públicas, entrevistas e reportagens na grande imprensa, organização de lives, entre outras. 
 
Conforme explica a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, o “Maio Verde” tem por objetivo promover a integração de defensoras e defensores públicos de todo o país. “O mês de maio é um dos mais caros para nós. É um período que sempre estamos nas ruas dialogando com os usuários da nossa Instituição. Este ano foi diferente, por causa da pandemia da COVID-19, mas não menos importante. Por isso, utilizamos a tecnologia para nos aproximar ainda mais e divulgar o nosso trabalho que é tão essencial para o acesso à justiça no país", ressalta. 
 
Confira abaixo o resumo de todo o trabalho promovido durante o mês de maio por defensoras e defensores públicos de todo o País:
Webinário #DefensoriaemPauta é destaque da semana alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública
 
Durante os dias 17, 18 e 19 de maio, a ANADEP realizou o webinário "#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça", que teve por objetivo celebrar o dia alusivo à Defensoria Pública, à defensora pública e ao defensor público. 
 
No dia 17 de maio, a ANADEP, com apoio do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege) e das Associações dos estados e do Distrito Federal, lançou a campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial".
 
No dia 18 de maio, o tema foi “Tribunais Superiores e a Defensoria Pública”, e contou com a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia.
 
O debate sobre "Defensoria Pública e Movimentos Sociais: um diálogo para ampliação do acesso à justiça" encerrou o webinário #DefensoriaemPauta, no dia 19 de maio.
 
ANADEP lança campanha nacional 2021 durante live com parlamentares
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com apoio do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege) e das Associações dos estados e do Distrito Federal, lançou, na segunda-feira (17/5), a campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. Clique aqui e confira o lançamento virtual na íntegra.
 
Também já está no ar a cartilha da campanha nacional. O material traz fotos de Ísis Medeiros - fotógrafa, documentarista e especialista em fotografias sobre racismo ambiental, que fez registros em aldeias, quilombos e centros religiosos de Itacaré, Porto Seguro e de Salvador (BA). Todas as pessoas e grupos fotografados têm ligação com os trabalhos desenvolvidos pela Defensoria Pública e os movimentos sociais.
 
 
Além disso, todas as peças da campanha nacional como banner, spot, vídeo, camiseta, tela de fundo, entre outros, estão disponíveis no endereço: https://www.anadep.org.br/RacismoNao/. Confira o vídeo institucional da campanha:
 
 
Leia mais: 
 
 
ANADEP e CONDEGE firmam parceria na Campanha Nacional "Racismo se combate em todo lugar"
 
Na quarta-feira (15/4), a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e a presidenta do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) reuniram-se, em Brasília, para debater parceria na Campanha Nacional 2021 "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. Confira a mensagem das dirigentes:

#NaMídia: Campanha Nacional 2021 é destaque na imprensa

O lançamento e repercussão da Campanha Nacional 2021 “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial" foi destaque na imprensa nacional. Houve também reportagens sobre o Dia Nacional da Defensoria Pública e sobre o trabalho da ANADEP. Durante todo o mês de maio foram mais de 35 inserções em veículos de rádio, tv e internet. Clique aqui e confira. 

 
Revista Justiça & Cidadania destaca artigo sobre a campanha "Racismo se combate em todo lugar"
 
A revista Justiça & Cidadania destacou artigo do defensor público de Goiás e membro da Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Salomão Rodrigues. Com o título "Equidade racial como propósito de uma Defensoria Pública efetivamente democrática", o texto aborda a importância da discussão. Clique aqui e leia na íntegra.
Associações Estaduais e Distrital e Defensorias realizam atividades do Maio Verde
 
As Defensorias Públicas, as Associações Estaduais e Distrital também apoiaram a campanha nacional e realizaram atividades alusivas ao maio verde
 
Confira:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANADEP participa de atividades do maio verde e da campanha nacional nos estados

Ao longo do mês de maio, a ANADEP participou de encontros junto às Associações Estaduais e Distrital para falar do maio verde e da campanha nacional 2021. Confira:

ANADEP participa de live da ADEP-MS

#DefensoriaSim: Senado homenageia Defensoria Pública durante sessão solene
 
Em comemoração ao Dia da Defensora, do Defensor Público e da Defensoria Pública, o Senado Federal promoveu, no dia 17 de maio, sessão solene para homenagear a categoria. Por causa da pandemia da COVID-19, a solenidade ocorreu virtualmente e foi transmitida na TV Senado e no Canal do Senado Federal no Youtube. O requerimento da sessão foi um pleito da ANADEP apresentado ao senador Fabiano Contarato (REDE-ES) e subscrito por diversas senadoras e senadores. Clique aqui e saiba mais. Assista também na íntegra:
 
 
Senadores registram passagem do Dia da Defensoria Pública
ANADEP apresenta campanha nacional 2021 durante audiência pública na Câmara
 
A vice-presidenta da ANADEP, Rita Lima, apresentou, no dia 14 de maio, a campanha nacional "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial" durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O encontro teve por objetivo debater as recomendações sobre direitos da população negra e combate ao racismo no âmbito do Observatório Parlamentar da Revisão Periódica Universal. A audiência foi presidida pelo membro da CDHM, deputado Bira do Pindaré (PSB-MA).Clique aqui e leia na íntegra. Assista também na íntegra:
 

ANADEP e Associações Locais fazem projetaço no Dia Nacional da Defensoria Pública e marcam o lançamento da campanha nacional
 
No dia 19 de maio, a ANADEP, em parceria com as Associações dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Pará realizaram projeções simultâneas para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública. A ação também marcou o lançamento da Campanha Nacional “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial"Clique aqui e confira.
 
Além disso, durante o mês de maio, monumentos de várias cidades do país ganharam a iluminação verde, cor que representa a Instituição. Clique aqui e saiba mais. 
 
 
Rádio Justiça e Rádio USP são parceiras da Campanha Nacional
 
A Rádio Justiça e a Rádio USP são parceiras na divulgação da campanha nacional "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". O spot da campanha será veiculado gratuitamente nos intervalos da programação das rádios.  Sintonize a Rádio Justiça em Brasília na frequência FM 104,7 MHz e em todo o Brasil, através da internet. (www.radiojsutica.gov.br). 
 
A Rádio USP  é sintonizada em São Paulo na frequência FM 93,7 MHz e em todo o Brasil, através da internet. (https://jornal.usp.br/radio/). 
 
 
ANADEP e Editora Jandaíra firmam parceria especial para o mês de maio
 
A ANADEP e Editora Jandaíra firmaram parceria inédita para as associadas e associados da entidade. No mês de maio - mês da defensora e do defensor público e Dia Nacional da Defensoria Pública - as defensoras e defensores terão 30% de desconto nas compras feitas no site da editora. 
 
A parceria também faz parte do calendário de ações da Campanha Nacional 2021 "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". Clique aqui e saiba mais. 
 
 
Reunião com a editora para firmar parceria
 
 
Projeto "Fala Presidência" fala sobre programação do Maio Verde
 
Pela primeira vez, o Projeto "Fala Presidência" contou com a participação de duas diretoras da entidade. O Fala Presidência tem por objetivo ouvir sugestões e reivindicações da categoria, bem como apresentar o trabalho que tem sido realizado pela entidade. O bate-papo, que ocorreu no dia 12 de maio, contou com a participação da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; da diretora de comunicação, Giovanna Burgos; e da diretora de eventos da entidade, Andrea Sena. Clique aqui e saiba mais. 
ANADEP é convidada de live da Ponte Jornalismo para falar sobre racismo no sistema de justiça
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e a coordenadora-adjunta da comissão temática da igualdade étnico-racial da entidade, Aline Mota, participaram, no dia 20 de maio, de live com a Ponte Jornalismo - agência de notícias independente, criada em 2014, especializada na cobertura sobre segurança pública, justiça e direitos humanos com perspectiva antirracista.
 
 O bate-papo abordou o trabalho da Defensoria Pública e a campanha nacional 2021 “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". Clique aqui e saiba mais. Assista na íntegra:
 

Atuação das Defensorias Públicas no atendimento aos povos indígenas é destaque em audiência pública da OEA
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, no dia 30 de abril, de audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Jurídicos e Políticos (CAJP) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Esse é o nono encontro do grupo que tem por objetivo apresentar as boas práticas das Defensorias Públicas em temas específicos. Este ano, o acesso dos povos indígenas à justiça e defesa dos seus direitos humanos balizaram as apresentações.
 
Rivana Ricarte apresentou a campanha nacional 2021 da ANADEP "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”, que visa fomentar a necessidade de equidade étnico racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A campanha será veiculada em rádio e televisão, além de produção de material impresso e realização de eventos durante um ano. Ela também mencionou a Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP que assessora a diretoria da entidade, trabalhando tanto no acompanhamento legislativo, auxiliando no trabalho de advocacy, como promovendo capacitações de defensoras e defensores públicos na temática, e trabalhando na educação em direitos. Clique aqui e saiba mais. 
 
Assessorias de comunicação discutem Campanha Nacional 2021
 
Os(as) assessores(as) de comunicação das Associações Locais e das Defensorias Públicas dos estados e do DF reuniram-se no dia 31 de março, via zoom, para traçar as estratégias de comunicação da Campanha Nacional 2021. A iniciativa tem como tema "Racismo se combate em todo lugar".
 
Durante o encontro, houve apresentação dos objetivos e projeto da campanha, além da apresentação da identidade visual. Clique aqui e saiba mais. 
 
 
Assesores também reuniram-se no mês de maio
 
 

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.