Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2859/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 615 / 12 de março de 2021
Após trabalho conjunto, PEC emergencial é aprovada na Câmara com autonomia da Defensoria Pública preservada
A Câmara dos Deputados concluiu, no início da madrugada desta sexta-feira (12), a votação em segundo turno da PEC 186/219 (emergencial). A PEC, que tem por objetivo conter o crescimento das despesas obrigatórias do Governo, impõe uma série de medidas de contenção fiscal para compensar o aumento de despesas. Assim, alguns dispositivos podem ser acionados quando os gastos do poder público atingirem um determinado patamar. A proposta também permitirá que o Governo pague, em 2021, novo auxílio emergencial aos mais vulneráveis, com R$ 44 bilhões por fora do teto de gastos. A previsão é que a matéria seja promulgada sem necessidade de retorno ao Senado.
 
Após intensa articulação, ANADEP e CONDEGE conseguiram manter no texto as supressões e modificações obtidas no Senado que suavizam os impactos da PEC emergencial à Defensoria Pública a depender da situação fiscal de cada Estado. Na Câmara houve também a aprovação de destaque apresentado pelo Blocão que suprimiu no texto a vedação à progressão e promoção das servidoras e servidores públicos. Tal mudança beneficia servidores(as) da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive no caso de se decretar estado de calamidade pública de âmbito nacional.
 
SAIBA MAIS +
 
Prestação de contas da ANADEP é destaque da AGO
A ANADEP realizou, na quinta-feira (11), assembleia-geral ordinária, de forma virtual. A principal pauta da reunião foi a prestação de contas do exercício de 2020.
 
Em seguida, houve debates sobre a pauta legislativa, com foco na reforma administrativa (PEC 32) e na PEC 186 (emergencial). Houve também discussões sobre as ações de interesse da categoria que tramitam no Supremo Tribunal Federal, como a ADPF 279, ADI 4632, ADI 6447, ADI 6450, entre outras.
 
Diretoras da ANADEP debatem sobre pautas afirmativas de gênero e raça
As diretoras da ANADEP reuniram-se, na quinta-feira (11), para debater pautas afirmativas de gênero e raça. O objetivo da reunião foi de criar estratégias para provocar o debate, paridade e a equidade de gênero e raça na entidade e dentro Defensoria Pública.
 
Atualmente, a bancada feminina da diretoria da ANADEP é composta por 16 defensoras públicas.
V Jornada ENADEP: segunda aula foca no uso de instrumentos jurídicos para manutenção de violências sistêmicas
Foi promovida, na segunda-feira (8/3), a segunda aula da V Jornada "Questões étnico-raciais: construindo uma Defensoria Pública Antirracista".
 
O facilitador foi o pesquisador e professor de direitos humanos, Ilzver Matos e a mediadora foi a defensora pública de Mato Grosso do Sul, Joanara Hanny.
 
ANADEP participa da 48ª reunião do CONDEGE Fonacate e afiliadas discutem pautas do funcionalismo em assembleia #ANADEPnaMídia: Presidenta da ANADEP concede entrevista à Rádio Justiça 100 Regras de Brasília é foco da comissão internacional #8M: ANADEP participa de live promovida pela ADPERN ANADEP debate no #NaPausa questões de gênero e raça MCCE discute defesa da Lei da Ficha Limpa
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails