Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2718/index.html
 
Nº 043 - 23 de abril de 2020
Antonio Maia Magalhães
Ansiedade. Depressão. Pânico. Síndrome de Burnout...
 
Transtornos mentais são cada vez mais comuns na sociedade. Muitos especialistas acreditam que todas são resultado de uma vida agitada, de sofrimento no trabalho ou nas relações pessoais. Uma desconexão e distanciamento com o mundo e consigo mesmo. 
 
Só no Brasil, considerado um dos países mais ansiosos do mundo, 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental. 
 
Além de tratamentos convencionais com psiquiatras e psicólogos, muitas pessoas procuram também terapias alternativas para o seu processo de cura. A terapia alternativa é o nome popularmente referido a qualquer prática que não se enquadra no tratamento médico tradicional. Muitas delas são oriundas de países orientais e auxiliam no tratamento de doenças físicas e mentais.
 
O grande número de pessoas em busca por esses tratamentos alternativos fez com que, desde março de 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) aumentasse o número de procedimentos complementares. Ao todo são 29 modalidades de terapias alternativas gratuitas para a população, como acupuntura, auriculoterapia e yoga.
 
O defensor público do Acre Antonio Maia que também é terapeuta nos conta um pouco dessas modalidades. Ele traz uma extensa lista de práticas aplicadas no dia a dia que podem auxiliar no processo de autoconhecimento e de cura. Confira:
 
 
ANADEP - 
Quando você entrou na Defensoria Pública? Por que decidiu ingressar na carreira?
Entrei na Defensoria Pública no dia 25 de abril de 2006. Antes, eu era delegado de Polícia. Quando fui chamado para o cargo de defensor público, decidi ir em razão da maior autonomia para exercer a profissão, bem como a oportunidade para trabalhar pelos mais carentes. Com a atuação, vendo as respostas dos assistidos com os resultados obtidos, fiquei mais contente e satisfeito no meu dia a dia como defensor público.
 
Antonio Maia na Defensoria Pública do Acre
Além da Defensoria, você também trabalha com terapias. Quais são elas?

Nos intervalos das atividades Defensoriais, nos fins de semana e, muitas vezes, à noite, participo de grupos que trabalham com terapias alternativas, como: Reiki, Cura Prânica, Hipnose, Técnicas de Relaxamento, Respiração Reparadora e Kundalini Yoga.

Quais são os principais benefícios destas terapias?

Colocar as pessoas que participam em contato consigo mesmas, sintonizando-se com sua energia vital. Mostrar a elas uma forma de cura a partir do contato com sua energia primordial, que se encontra dentro de cada célula. Nesse contato, é possível perceber que podemos nos curar e nos acalmar através da energia que circula em nós e ligando-nos a essa energia que está presente no universo inteiro. É uma forma de valorizar o outro como parte de nós mesmos. 

Explique sobre a Cura Prânica e o Reike
É o processo de cura através da energia contida no universo e que circula nos chakras. Todo ser humano possui dentro de seu corpo círculos de energias ou chakras, que regulam a homeostase do organismo. 
 
Assim, nos pontos de energia que ela não está fluindo adequadamente, aplicam-se as técnicas aprendidas nos cursos e praticadas com as pessoas. Com isso, consegue-se que elas melhorem e aprendam a conduzir-se melhor nos eventos que lhe causam retenção ou bloqueio dessas energias. Dessa forma, vão entendendo esse processo de melhora energética no seu organismo.
 
Já o Reiki, basicamente, é um sistema de harmonização energética natural que capta a energia Ki. Nela, o praticante, como um canal, deixa essa energia fluir nos chakras visando curar problemas. Essa técnica foi criada pelo Japonês Mikao Usui e espalhou-se pelo mundo inteiro.
Há algum curso ou preparação específico para poder aplicar essas terapias?

É necessário fazer curso específico para cada uma das terapias citadas. Várias delas têm mais de um nível. Além disso, não basta fazer os cursos, é preciso praticar, antes da aplicação e interação.

Hoje, muitas pessoas afirmam que atuam sob grande estresse na área profissional. Você acha que, em alguns casos, o uso destas terapias podem auxiliar os profissionais?
Tenho certeza que várias dessas técnicas são capazes de minorar o efeito estressante que sofrem os profissionais das diversas áreas de trabalho. São técnicas simples que podem ser executadas em casa. Para o benefício da sua vida como um todo, é salutar o contato com essas informações para o seu caminhar neste mundo. Não podemos mudar o mundo, no entanto, podemos modificar a nós mesmos, e cada um que muda, muda o seu mundo, e quem sabe, quando muitos mudarem, muitos mundos mudam em sua volta.
 
Antonio também tem um canal no Youtube onde ensina exercícios: 

E, por fim, o que você acha que precisa ser feito para o fortalecimento da Defensoria Pública?
Para que a Defensoria Pública melhore é necessário aprimorar cada vez mais o seu arcabouço legal, possibilitando a intervenção dos membros nas diversas demandas da sociedade civil, como já ocorre em vários lugares de nosso país. Executar projetos junto às comunidades mais carentes através de cursos que viabilizem o acesso ao conhecimento de seus direitos básicos, como a solução de demandas, ou seja, o caminho que eles têm que percorrer para atingir seus direitos.
 
Projetos nas escolas para mostrar às crianças e aos adolescentes os seus direitos. Mostrar o que são os seus direitos humanos, através do acesso à cidadania e não apenas a visão de defesa do reeducando, por exemplo, como a sociedade vê atuação da Defensoria apenas na busca de "soltar presos". Destacar uma visão de que existe uma gama de vertentes dos direitos que atua a Defensoria, em defesa do cidadão.
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.