Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2681/index.html
 
Nº 037 - 30 de janeiro de 2020
Rafael Starling

Natural de Brasília, Rafael Starling atua na Defensoria Pública de Goías, no juizado de violência doméstica e familiar. Defensor há pouco mais de dois anos, conciliou os estudos do concurso público com a prática do crossfit. Para ele, a atividade física é o ponto de equilíbrio.

"O crossfit é minha "válvula de escape". Não digo que seria um estilo de vida, porque o que norteia meu estilo de vida é a Defensoria Pública. O crossfit é o esporte que atualmente escolhi praticar diariamente, além de participar de competições amadoras sempre que posso. O que me mantém nesse esporte é a comunidade que está envolvida nele e os benefícios que trazem para minha saúde física e mental."
 
Quer saber mais sobre o crossfit?  Confira abaixo a íntegra da entrevista que ele concedeu exclusivamente à equipe de comunicação da ANADEP:

ANADEP - 
Há quanto tempo você é defensor público? Por que decidiu ingressar na carreira?

Sou defensor público há dois anos e quatro meses. Decidi entrar na carreira porque vi que, como defensor, teria a oportunidade de defender os interesses de quem mais precisa e não tem voz. 

Você é adepto aos esportes? Quais já praticou?

Sim, desde sempre. E em todos que pratiquei participei de competições estaduais e nacionais. Natação, futebol e tênis. No tênis, por exemplo, competi dos 10 anos até os 18 anos de idade.

Porque escolheu o crossfit como atividade física?
Descobri o crossfit no período em que estudei para concursos. Foi o esporte que melhor se adaptou à minha rotina de estudos. O treino dura apenas 55 minutos. O custo para praticar é relativamente acessível e os resultados na saúde são ótimos. Depois de alguns meses praticando, me apaixonei pela modalidade e nunca mais parei.
 
Quais os benefícios do Crossfit e quem pode praticá-lo? Como e com qual frequência são os treinos?

Os benefícios envolvem a saúde e a estética corporal. Para mim, a atividade física é o ponto de equilíbrio e o crossfit não oferece só os benefícios comuns de uma atividade física, mas também a união entre os praticantes, pois nos presenteia com inúmeras amizades e uma comunidade extremamente unida. Pratico seis vezes por semana, no período noturno. 

 
Alguns profissionais de saúde alertam para o desgaste das articulações devido ao excesso de peso em alguns exercícios. Como você vê esta afirmação?
Eu não tenho conhecimento técnico para confrontar esses argumentos. Porém, eu acho que todos os esportes acarretam riscos de lesões e desgastes. Em minha experiência pessoal já me machuquei jogando tênis, mas nunca no crossfit. Pelo contrário, minha saúde apenas melhorou e nunca mais experimentei as dores de uma escoliose que me incomodava há anos. Há, inclusive, estudos que mostram o oposto do que esses profissionais sustentam, demonstrando os benefícios da modalidade.
 
Sua relação com o crossfit é de hobby e de exercício físico. Acredita que o crossfit se tornou um estilo de vida?

O crossfit é minha "válvula de escape". Não digo que seria um estilo de vida porque o que norteia meu estilo de vida é a Defensoria Pública. O crossfit é o esporte que atualmente escolhi praticar diariamente, além de participar de competições amadoras sempre que posso. O que me mantém nesse esporte é a comunidade que está envolvida nela e os benefícios que trazem para minha saúde física e mental.

Acredita que o esporte é uma ferramenta capaz de transformar pessoas?
Todo esporte é. Nesse sentido, o crossfit também pode transformar pessoas, cuja prática representa um estilo de vida mais saudável e uma opção de ofício para aqueles que não têm muitas opções na vida. O esporte pode mudar a vida de qualquer pessoa.
 
A prática te ajuda de alguma forma no seu dia a dia de defensor?

Me ajuda sim. Isso porque, além de me ajudar na disposição física, a competitividade do esporte me ajuda muito nas relações interpessoais e a lidar de forma mais saudável com vitórias e derrotas. A rotina do defensor público exige saber lidar diariamente com derrotas e vitórias.

E, por fim, o que você acha que precisa ser feito para o fortalecimento da Defensoria Pública?

O fortalecimento da Defensoria envolve tantos fatores que poderia ficar horas escrevendo sobre o assunto. Contudo, tentando destacar alguns aspectos importantes que ajudariam nessa luta, acredito que é preciso mais educação em direitos e divulgação adequada da imagem da instituição para que a população (usuários ou não) conheça o papel da Defensoria, sua função e os cidadãos conheçam seus direitos, de modo que a imagem da Defensoria não seja transmitida de forma deturpada - em virtude discursos populistas e punitivistas - e livre de estigmas equivocados como, por exemplo, "defensores de bandidos". Além disso, é preciso que a Defensoria disponha, na prática, dos recursos necessários para sua estruturação em todas as comarcas do país, com condições de dar um atendimento digno para todos os usuários de seus serviços.

ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.