Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2315/index.html
 
Nº 02 - 04 de outubro de 2017
Encerramento do XIII CONADEP será com o advogado e professor de Criminologia da USP Mauricio Dieter
"Política Criminal por meio do Direito Penal: uma crítica criminológica" será o tema central da palestra de encerramento do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). O painel será ministrado pelo advogado criminalista, professor de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mauricio Dieter. Realizado a cada dois anos, o Congresso é o maior evento da Defensoria Pública brasileira.
 
A ideia é debater limites e possibilidades da Defensoria Pública na luta contra os processos de criminalização secundária, especialmente diante do recrudescimento da ideologia punitivista que contamina o sistema de Justiça criminal brasileiro em tempo de encarceramento em massa. A palestra de encerramento do CONADEP tem por objetivo, assim, provocar reflexões sobre a radicalidade da violência estatal em curso contra a população explorada e marginalizada da "sociedade inclusiva", propondo alternativas para ampliar a frente de resistência capitaneada pela Defensoria Pública em nome das liberdades individuais e na defesa do interesse público. 
 
“Eu tenho, sempre, o maior prazer em participar dos eventos da Defensoria; entendo que ela é, hoje, a instituição mais importante na defesa dos valores republicanos em um Sistema de Justiça Criminal classista, racista, sexista e brutalmente violento. Hoje, ao menos em termos institucionais, só mesmo a Defensoria Pública parece ser capaz de cristalizar os interesses universais na proteção individual dos criminalizados; ela é a principal fortaleza da cidadania contra a barbárie penal”, disse o professor Mauricio ao aceitar o convite da ANADEP.
 
Programação: Aliar inovação e tradição é um dos principais objetivos da programação científica do XIII CONADEP. Através do tema central “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade", buscou-se formatar palestras e painéis que estimulem o debate sobre os principais temas relacionados à Instituição e o papel da defensora e do defensor público na sociedade. Entre os pontos a serem discutidos estão Defensoria Pública na perspectiva de gênero; sistema prisional e direitos humanos; religiões de matrizes africanas e manifestações de intolerância; direito sistêmico e constelações familiares; e falsas memórias. Durante o congresso haverá também concursos de teses e de práticas; reuniões com as comissões temáticas e a realização da assembleia geral extraordinária da ANADEP. Clique aqui e confira a programação completa. 
CONADEP terá espaço para exposição de obras de defensores públicos
O XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (CONADEP) disponibilizará espaço para exposição e venda de obras com o objetivo de divulgar a produção acadêmica das defensoras e dos defensores públicos de todo o País. O espaço tem como alvo publicações lançadas ou reeditadas a partir de novembro de 2015 e que o autor, ou um dos autores, seja defensor público associado.
 
Desta forma, o XIII CONADEP disponibilizará o espaço e indicará um livreiro, que poderá ficar responsável pela venda, caso o associado tenha interesse.
 
Os interessados devem informar à secretaria da ANADEP, via e-mail secretaria@anadep.org.br, as referências bibliográficas da obra (nome do autor, nome do livro e editora). As indicações devem ser encaminhadas à ANADEP até 06 de outubro de 2017.
 
Confira a lista dos confirmardos para a exposição até o momento:
 
Título: Defensoria Pública no Século XXI: Novos horizontes e desafios 
Autores: Cleber Francisco Alves e Pedro González 
Editora: Lumen Juris 
 
Título: Manual de Direito do Consumidor – Tópicos e Controvérsias
Autor: Fábio Schwartz
Editora: Processo
 
Título: Princípios Institucionais da Defensoria Pública
Autores: Franklyn Roger e Diogo Esteve
Editora: Forense
 
Título: O CPC/15 e a Perspectiva da Defensoria Pública
Autor: Franklyn Roger (org.)
Editora: Juspodivm
XIII CONADEP: Encontro das comissões temáticas da ANADEP e realização de oficinas marcam 1º dia de atividades
Antes da abertura oficial do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos serão promovidas reuniões setoriais, oficinas e painéis com os participantes. Os encontros terão como principal objetivo discutir o acesso à Justiça, o fortalecimento da Defensoria nas mais diversas instâncias e o relacionamento da Instituição e do defensor público com os seus usuários. Confira: 
 
Coletivo Mulheres Defensoras Públicas do Brasil promoverá oficina durante o XIII CONADEP
Um dos destaques da programação do XIII Congresso Nacional dos Defensores Públicos serão as discussões sobre as questões de gênero. Para ampliar e estimular o debate sobre a temática, será promovido, no dia 15 de novembro, a partir das 14 horas, a Oficina do Coletivo Mulheres Defensoras Públicas do Brasil.
 
O seminário intensivo será dividido em quatro momentos, precedidos de uma intervenção artística. No primeiro, o objetivo é revisitar a formação do Coletivo: balizas acadêmicas e vivências no âmbito institucional. Em seguida, será aberto espaço para falas e apresentação de relatos. Na programação ainda haverá espaço para a formatação de atividades, além da incidência em espaços acadêmicos e institucionais. Ao final, o grupo se reunirá para discutir as conclusões da oficina e elaborar uma agenda viva para o Coletivo.
 
Sobre o Coletivo: Criado em outubro do ano passado, o Coletivo Mulheres Defensoras Pública do Brasil é um espaço horizontal para reflexão e debate sobre questões relacionadas aos direitos das mulheres na sociedade. O grupo surgiu após a constatação das dificuldades enfrentadas no dia a dia institucional, motivadas pela desigualdade de gênero e racismo estruturais, que provocam distanciamento dos espaços de decisão, poder e perpetuação de uma ordem de coisas desigual. Assim sendo, o coletivo busca fomentar a atuação estratégica da Defensoria Pública sobre as questões de gênero, em uma perspectiva interseccional e como ela se relaciona com suas assistidas. Até o momento, mais de 120 defensoras públicas já se inscreveram no grupo.
 
Informações:
Site oficial do CONADEP: www.congressoanadep.org.br.
E-mail: anadep@attitudepromo.com.br
Telefone: (48) 3047-7600
XIII CONADEP promove campeonato de futebol masculino e feminino
Para agitar a programação esportiva do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos será organizado um campeonato de futebol feminino e masculino. As partidas ocorrerão no próprio Costão do Santinho, em horário que não comprometa as palestras. Os times deverão ser montados por seis jogadores. 
 
ADEP-BA, ADEPAR, ADPERGS, ADEPESC e ADPETO já confirmaram equipes na disputa. As Associações que desejem participar devem encaminhar email para: joaocoutinho@defensoria.sc.gov.br, até o final desta semana.
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.