O ministro Cristiano Zanin tomou posse nesta quinta-feira (3) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia na Corte. Ele vai ocupar a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. A cerimônia aconteceu no plenário do STF. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, a vice-presidenta institucional e presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, e o vice-presidente da ADEP-MG, Rômulo de Carvalho, participaram da solenidade.
Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição. Após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse foi assinado, e o novo ministro, declarado empossado pela presidente do tribunal. Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no STF, Zanin permanecerá por 28 anos no STF — até completar 75 anos.
A cerimônia foi presidida pela ministra Rosa Weber, na presença do presidentes da República, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin; da Câmara, Arthur Lira; e do Senado, Rodrigo Pacheco. O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também estavam na cerimônia.
Entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça, compareceram a presidente Maria Thereza de Assis Moura, Rogério Schietti, Luis Felipe Salomão, Sebastião Reis, Benedito Gonçalves, Ricardo Villas Bôas Cueva, Mauro Campbell e João Otávio de Noronha. Entre os ministros do Executivo, o da Justiça, Flávio Dino, também participou da solenidade.
Após a solenidade de posse, Zanin recebeu os convidados em um jantar simbólico. Na ocasião, os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski também dialogaram com a ANADEP.
ANADEP, ANADEF e ANAFE acompanham a cerimônia