Objetivos
Capacitar os participantes a se relacionarem com a imprensa de forma segura e com amplo conhecimento das características do trabalho dos jornalistas.
Demonstrar a forma de atuação dos repórteres, e como conduzir uma entrevista, sem se deixar induzir ou ser atraído por desvios do assunto principal.
Familiarizar os participantes com as técnicas de falar diante das câmeras, bem como com o trabalho dos repórteres de Tv.
Características
O treinamento é totalmente interativo, instigando os participantes a interagir com o Coordenador e os Instrutores. Em vez de palestras sobre problemas da imprensa, os participantes aprendem a se relacionar com os jornalistas através da exposição e análise de ampla casuística.
O curso será precedido de definição, dos pontos que deverão ser enfatizados no treinamento. Também será feito previamente um levantamento dos principais problemas enfrentados pelos participantes com a imprensa, com o objetivo de direcionar o curso para melhorar essa situação.
Dinâmica
Primeira parte – Duração de 4 horas
Conteúdo
O Coordenador do curso apresenta uma casuística envolvendo entrevistas de importantes personalidades do setor público e de dirigentes de empresas privadas. Essa exposição serve para ensinar a maneira correta de conduzir o relacionamento com os repórteres.
Nessa etapa do treinamento também são reproduzidas ao vivo situações que os entrevistados podem enfrentar diante das câmeras de Tv, sob orientação de profissional do setor.
Segunda parte – Duração de 4 horas
Na segunda parte do treinamento, são exibidos diversos exemplos de reportagens de Tv com o objetivo de ensinar aos participantes a forma correta de conduzir uma entrevista ao vivo.
Os participantes também são entrevistados em estúdio de Tv, proporcionando uma oportunidade para desenvolverem melhor desempenho nesse formato de reportagem.
Como dinâmica, os participantes são submetidos a um teste envolvendo a simulação de uma situação de crise.
Apresentação
Utilizando programa Power Point e equipamento de Data-show, são apresentados cerca de 30 slides na parte de imprensa escrita. Na parte de Tv são exibidos cerca de 10 vídeos mostrando reportagens e entrevistas em diversas situações.
Carga Horária
08 (oito) horas, com intervalo de 1h para almoço e 2 intervalos de 15 minutos
Participantes
Cada turma contará com até 15 participantes.
Conteúdo Programático
A temática do curso focaliza, entre outros, os seguintes itens, baseados na apresentação e análise de cases extraídos da imprensa diária e de vídeos de programas de Tv:
-
A comunicação e sua importância.
-
A condução de entrevistas à imprensa.
-
Como substituir a linguagem técnica.
-
O apoio da Assessoria de Comunicação.
-
O repórter: seus tipos e motivações.
-
A forma de trabalho dos jornalistas.
-
Como agir diante dos repórteres.
-
Como sair de situações embaraçosas.
-
Entrevistas coletivas.
-
Como falar para a Tv.
Material Didático
O material didático distribuído individualmente aos participantes contém os seguintes itens:
Apostila, de autoria do jornalista Nelson Lemos, com 28 páginas, com a reprodução dos slides conceituais apresentados no treinamento e coletânea de artigos sobre relacionamento com a imprensa, de autoria, entre outros, dos jornalistas Luiz Garcia, Miriam Leitão, Zuenir Ventura, Augusto Nunes e o escritor João Ubaldo Ribeiro.
Pasta individual com caneta e bloco de anotações.
DVD individual com registro da filmagem do Treinamento para Tv
Equipe de treinamento
O treinamento contará com a participação dos seguintes profissionais:
Nelson Lemos, Coordenador do curso. Jornalista profissional, desde 1993 já ministrou o treinamento para cerca de 1.500 dirigentes e executivos de empresas privadas e do setor público. Atuou 18 anos como repórter e depois coordenador de Economia da sucursal, no Rio de Janeiro, do jornal O Estado de S.Paulo. Exerceu por dez anos o Magistério Superior, como professor de Técnicas de Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Roberto Machado, especializado na área de Economia. Atual Editor de Economia do Jornal Nacional, da Tv Globo. Professor do curso de jornalismo da Universidade Estácio de Sá. MBA em Finanças no IBMEC. Trabalhou anteriormente como repórter e
redator dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.
Diomedes Ferreira Júnior, Jornalista especializado em Comunicação Empresarial, tendo exercido, nos últimos doze anos, o cargo de chefe da Assessoria de Imprensa da Bayer do Brasil. Expositor de temas ligados à Comunicação Interna e Externa. Atuou durante cinco anos como repórter da TV Globo, com participação no Jornal Nacional e no programa Fantástico.
Rafael Coimbra, repórter da Tv Globo/Globo News desde maio de 1997. Professor do curso de Comunicação Corporativa da Fundação Getúlio Vargas, desde setembro de 2003. Pós-Graduado em Análise de Conjuntura pelo Instituto de Economia da UFRJ.
William Passos, repórter e editor da Globo News no Rio de Janeiro, tendo trabalhado por 10 anos na Tv Globo de Brasília e de S.Paulo. É diretor de empresa especializada na realização de vídeos empresariais.
Bia Falbo, repórter de Tv, tendo trabalhado por 10 anos na Tv Globo. Atualmente, é editora do Jornal das 10 da Globo News.
Otávio de Miranda Silva, cinegrafista profissional, bacharel em Comunicação pela Universidade Estácio de Sá, com 18 anos de experiência em treinamento de mídia.
Lincoln Caldas, cinegrafista profissional, bacharel em comunicação pela Universidade Estácio de Sá, com 10 anos de experiência em treinamento de mídia.
Data do curso: a ser marcada (após fechamento de turma com 15 defensores)
Custo por inscrição: R$ 1.000,00
Local: Brasília
Mais Informações e inscrições:
Luzia Cristina Giffoni
Associação Nacional dos Defensores Públicos
Celular: (61) 9333-1036
E-mail:
imprensa@anadep.org.br