Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2435/index.html
 
Nº 004 - 30 de agosto de 2018
Renata Pita Pimentel
Defensora Pública titular da 15ª Vara de Família de Fortaleza-CE
Natural de Fortaleza (Ceará), Renata Pita Pimentel é defensora púbica há dez anos. Hoje, ela atua na 15ª Vara de Família da Defensoria Púbica.
 
Renata sabe dividir bem as 24 horas do dia: ela concilia o tempo entre os processos e o crossfit: são cinco horas de treinos diários de segunda a sábado. Adepta dos esportes desde os 15 anos, a defensora é campeã Norte-Nordeste da modalidade e já participou do Campeonato Mundial Crossfit Game, nos Estados Unidos, e levou o 1º lugar na América do Sul.
 
Quer saber mais sobre o crossfit?  Confira abaixo a íntegra da entrevista que ela concedeu exclusivamente à equipe de comunicação da ANADEP:
 

ANADEP - 
1) Há quanto tempo você é defensora pública? Por que decidiu ingressar na carreira? Como foi este ingresso?
Sou Defensora Pública desde 2008. Decidi entrar na carreira meio que por acaso, pois havia me formado fazia pouco mais dois anos e uma amiga (que hoje também é defensora) me chamou pra tentar o concurso junto com ela e hoje tenho certeza que estou no lugar certo!
2) Você é adepta aos esportes? Quais já praticou?
A minha família tem histórico de obesidade. Minha mãe e dois irmãos, inclusive, já foram submetidos à cirurgia bariátrica. Então, no início da adolescência, eu resolvi que não queria isso pra mim e resolvi sozinha praticar esportes. Foi então que com 15 anos eu iniciei no jiu- jitsu, esporte que pratiquei por 16 anos, onde sou faixa preta e detentora de alguns títulos, tais como campeã brasileira, pan americana e mundial. Depois, me descobri no crossfit
3) Como foi que descobriu o CrossFit? Já participou de competições?
Em 2014 resolvi praticar o crossfit, com o intuito de melhorar o condicionamento pra luta. Mas com seis meses de prática eu já estava competindo também nessa modalidade e acabei deixando de lutar jiu-jitsu. Acredito que por eu já ter um background de 15 anos no esporte eu tive uma certa facilidade com os movimentos e acabei já me destacando. Com um ano eu já era campeã Norte-Nordeste e já havia conseguido me classificar para o campeonato mais cobiçado do país. E hoje, com quatro anos de prática consegui chegar até o campeonato mundial (Crossfit Games — que acontece nos EUA), tendo obtido o 1º lugar na América do Sul.
 
Dos campeonatos, já participei: 
3x norte nordeste (1º lugar nas três vezes)
3x Campeonato Brasileiro, sendo pódio em duas vezesº (5º lugar e 3º lugar)
1x Regional South – Crossfit Games
1x Regional Latin América – Crossfit Games
1x Crossfit Games - Finals
 
 
É possível acompanhar  treinos e rotina no Instagram: @renatappimentel
4) Como e com qual frequência são os treinos?
Minha rotina é basicamente treinar, trabalhar, comer e dormir. Treino aproximadamente cinco horas por dia (seis vezes por semana – só folgo no domingo) e cada dia é uma atividade diferente: corremos, nadamos, levantamos peso, fazemos ginástica olímpica, strongman, powerlift, etc. E para aguentar essa jornada precisa ter tudo regrado, sono regrado, alimentação regrada e horários para tudo. Precisa de acompanhamento de médico, nutricionista e psicólogo – mas acaba acostumando. A prática de esporte de alto rendimento é sempre muito complicada para quem vê, mas para quem vive acaba se tornando “normal”. Temos que abrir mão de muita coisa, principalmente do lazer.
5) Existe alguém que te inspira como referência? Por quê?
Não existe alguém ao certo que me inspire, nunca fui de ter ídolos específicos. Alguns atletas são talentosos e outros esforçados. Prefiro apenas dizer que estou do lado dos esforçados!
6) Acredita que o esporte é uma ferramente capaz de transformar pessoas?
Acredito que é uma enorme ferramenta para mudança de hábitos e uma forma gostosa de se adquirir uma vida saudável. Por isso vemos todo dia pessoas sendo resgatadas de vidas impróprias e de vícios através da inserção no mundo do esporte – sem falar na socialização e novas amizades.
7) A prática te ajuda de alguma forma no seu dia a dia de defensora?
Diremos que a “falta de tempo disponível” acabou me fazendo ser uma pessoa muito objetiva. As horas que tenho dedicadas ao trabalho tem que ser muito bem aproveitadas e acho que consigo executar tudo muito bem! A gente acaba se tornando bem dinâmico.
8) E, por fim, o que você acha que precisa ser feito para o fortalecimento da Defensoria Pública?
A Defensoria equilibra a balança da Justiça com o seu trabalho e é preciso que se compreenda que investir em Defensoria é investir em uma sociedade mais justa. A igualdade de oportunidades só é possível quando pudermos falar em acesso à Justiça para todos.
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.