Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3133/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 696 / 2 de dezembro de 2022
Chapa "Confiança e trabalho coletivo para avançar" é a única inscrita para as eleições ANADEP (2023-2025)
A chapa "Confiança e trabalho coletivo para avançar" foi a única que se inscreveu para concorrer à eleição dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da ANADEP para o biênio 2023/2025. O prazo para registro de candidaturas para o pleito encerrou às 18h desta segunda-feira (28/11). 
 
A chapa é encabeçada pela defensora pública do Acre Rivana Ricarte, que concorre a reeleição. Natural da Paraíba, Rivana Ricarte está na carreira desde 2002. Ela foi a terceira mulher a ocupar a cadeira da presidência da ANADEP e a primeira representante da região Norte no cargo. Na presidência da ANADEP nos últimos dois anos, a dirigente já foi vice-presidenta institucional e diretora de comunicação no biênio 2017-2019. 
 
Já as vice-presidências terão representatividade das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. A defensora pública do Rio de Janeiro e atual presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, será a vice-presidenta institucional; o defensor público da Bahia Igor Santos será o vice-presidente jurídico-legislativo; e a vice-presidência administrativa terá o defensor público do Tocantins e presidente da ADPETO, Guilherme Vilela, à frente. 
 
A eleição dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da ANADEP para o biênio 2023/2025 ocorrerá no dia 14 de dezembro (quarta-feira), na sede da ANADEP, em Brasília, a partir das 9h30.
 
Após intenso trabalho legislativo, relator inclui defensores(as) públicos(as) na PEC 63
O relator da PEC 63/2013 (ATS), senador Eduardo Gomes (PL-TO) incluiu os(as) membros(as) da Defensoria Pública no texto a ser apreciado no Plenário do Senado. 
 
A inclusão decorre da emenda nº 3, proposta pela senadora Soraya Thronicke (União-MS), que estendia a vantagem à categoria. A emenda foi articulada pela ANADEP e que contou com o apoio de 48 senadores(as). Conforme explica o parlamentar no relatório apresentado, a inclusão se deve ao tratamento isonômico. "Estamos acolhendo, tão somente, as emendas que se destinam a estender a vantagem prevista na PEC 63, de 2013, aos Defensores Públicos, tendo em vista que, hoje, desde a edição da Emenda Constitucional no 80, de 4 de junho de 2014, têm status funcional equivalente aos magistrados e membros do Ministério Público", disse.
 
Para a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, a inclusão é uma vitória da Defensoria. A dirigente ressalta o intenso trabalho legislativo feito na Casa desde o início do ano, bem como o diálogo com assessorias técnicas e com senadoras e senadores para apresentar os pleitos da classe. "O nosso foco principal foi a defesa da posição constitucional da Defensoria Pública, e do tratamento simétrico às carreiras que também gozam da autonomia. Defendemos que, a partir da promulgação da EC 80/2014, houve atualização da carreira, conferindo à Instituição a simetria no mesmo patamar da Magistratura e do Ministério Público, vide art. 134 da Constituição”, ressalta.
 
ANADEP participa de diálogos com o governo de transição
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou nessa terça-feira (29/11) de uma série de reuniões no Centro Cultural do Banco do Brasil, onde o governo de transição está reunido, em Brasília. A dirigente integra o sub GT Acesso à Justiça, Cidadania e Grupos Vulnerabilizados - que compõe a pasta do GT Justiça e Segurança - e, ao longo das últimas semanas, tem contribuído com o debate a apresentação de diagnósticos, sugestões e propostas em diversas áreas de atuação com relação direta com a ANADEP e a Defensoria Pública.
 
A primeira etapa do dia foi a reunião do GT de Justiça e Segurança Pública, coordenada pelo senador eleito Flávio Dino (PSB-MA). Em seguida, ao lado do Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), a dirigente participou de diálogo com os coordenadores da equipe de transição do governo eleito, o ex-ministro Aloizio Mercadante, o Procurador da Fazenda Nacional, Jorge Messias, e o sociólogo e ex-assessor do DIEESE, Clemente Ganz.
 
No fim do dia, integrantes da ANADEP e do CONDEGE foram recebidos em agenda institucional por Flávio Dino (PSB-MA). Representantes da ANADEF e DPU, além dos deputados federais Paulo Teixeira  (PT-SP) e Valtenir Pereira (MDB-MT), e a advogada Sheila Carvalho também participaram da agenda. 
ANADEP presente na solenidade de abertura de IV Encontro Nacional de Defensores e Defensoras Públicas Federais
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da solenidade de abertura do IV Encontro Nacional de Defensores e Defensoras Públicas Federais, em Brasília. O evento, que reúne mais de 300 participantes, visa debater melhorias na atuação e no desenvolvimento da insituição. 
 
Na cerimônia, o defensor púbico-geral federal Daniel Macedo afirmou que o atual momento é o de resgate da identidade da carreira a nivel nacional. "Hora de olharmos para o lado e ver: somos a Defensoria Pública da União. Uma instituição feita de pessoas para pessoas”, afirmou. 
 
A palestra de abertura foi realizada pelo professor e historiador Leandro Karnal, que tratou sobre “Os Direitos Humanos no Brasil do Século XXI”. 
Site da ENADEP: X Jornada de Capacitação já está disponível Consciência Negra para todos os dias: um balanço do mapeamento nacional das ações judiciais e extrajudiciais das Defensorias Públicas junto às comunidades quilombolas no Brasil
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails