Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2743/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 585 - 12 de junho de 2020
STF inicia julgamento de ações de interesse da Defensoria Pública

Começou nesta sexta-feira (12/6), o julgamento de duas ações de interesse da Defensoria Pública no Supremo Tribunal Federal. Por causa da pandemia do coronavírus, as matérias estão sendo analisadas no plenário virtual da Corte. A primeira é a ADI 4667, que trata dos subsídios dos defensores públicos do Tocantins; e a ADI 4636, que trata da desvinculação dos defensores públicos à OAB.
 
A ADI 4636, que tem como relator o ministro Gilmar Mendes, contesta dois dispositivos da Lei Orgânica da Defensoria Pública (LC 132/2009), como a capacidade postulatória da Instituição e o atendimento às pessoas jurídicas. A ANADEP, ADEP-BA, ADPERJ e ADPERGS são amicus curiae na Ação e defendem a autonomia administrativa e funcional atribuídas constitucionalmente à Defensoria Pública. Além disso, desde o ano passado, a ANADEP e a APADEP vem despachando com os ministros da Corte parte da Ação a partir do RE 1.240.999, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que teve repercussão geral reconhecida pelo plenário virtual da Corte. No recurso,  garantiu-se que os defensores públicos paulistas não precisam estar inscritos na OAB para exercerem suas atividades. 
 
A ADI 4667 é referente às Leis Complementares Estaduais nº 66/10 e 67/10 que promoveram um realinhamento dos subsídios dos membros das carreiras de Defensor Público e Procurador do Estado. No entanto, o Governo do Tocantins questiona a constitucionalidade das leis. A ADI é relatada pelo ministro Marco Aurélio.
 
Em ambas, a ANADEP trabalhou ao lado da assessoria jurídica na elaboração de pareceres e despachos direto com os ministros da Corte. Nesta semana, houve uma série de reuniões para discutir junto aos advogados as estratégias no acompanhamento das matérias. 
 
Tempo Real 
 
Até o fechamento desta matéria foram divulgados os votos dos ministros relatores.
 
Na ADI 4636, o ministro Gilmar Mendes votou pela improcedência da Ação. Ele afirmou: “Conclui-se, assim, que diante de sua vocação constitucional da Defensoria Pública, e de sua instituição como Função Essencial à Justiça, não procedem as alegações de vício de inconstitucionalidade formuladas pela Ordem dos Advogados do Brasil contra os dispositivos legais que permitem o atendimento das Pessoas Jurídicas hipossuficientes e o desempenho das funções de defensor público em razão da posse no cargo."
 
O relator da ADI 4667, ministro Marco Aurélio conferiu interpretação conforme à Constituição às Leis Complementares no 66, de 2010, e 67, de 2010, ambas do Estado do Tocantins.
 
A ANADEP e a assessoria jurídica continuam mobilizadas no acompanhamento dos julgamentos. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber novidades. 
Reunião com assessoria parlamentar discute atividades futuras

A diretoria da ANADEP participou, na segunda-feira (8), via aplicativo zoom, de reunião com a assessoria parlamentar. No encontro virtual, o grupo falou do trabalho remoto que tem sido realizado pelo Congresso Nacional e sobre as matérias que podem entrar na pautas da Câmara e do Senado nos próximos meses.

A Associação Nacional, com apoio das comissões temáticas, também têm acompanhado projetos que afetam grupos em situações de vulnerabilidades, principalmente, com o avanço da pandemia da COVID-19 no país. Nessa frente, têm sido apresentadas notas técnicas aos deputados e senadores.
 
Participaram da reunião: o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; a vice-presidente institucional, Rivana Ricarte; o vice-presidente jurídico-legislativo, Gustavo Alves; o vice-presidente administrativo, Flávio Wandeck; a diretora para assuntos legislativos, Maria Carmen de Sá; e os assessores parlamentares, Enrico Ribeiro e Letícia Mendes. 
Zoom: Comissões da ANADEP traçam planejamento de trabalho
 
Ao longo da última semana, as comissões: dos direitos da pessoa idosa; da diversidade sexual e dos direitos da pessoa com deficiência reuniram-se, via aplicativo zoom, para traçar o planejamento de trabalho para os próximos meses. Na pauta, a atuação legislativa e a atuação de cada um dos grupos diante do avanço da pandemia da COVID-19. Confira:
 
 
 
Condege elege nova diretoria

 
O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, participou, nessa quarta-feira (10/6), da reunião on-line do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) para debater assuntos de interesse da categoria. Na ocasião, o Colegiado realizou a eleição da diretoria executiva para o próximo biênio.
 
A defensora pública-geral do DF, Maria José de Nápolis será a presidente do Colegiado nos próximos dois anos.
 
A defensora pública-geral do DF, Maria José de Nápolis será a presidente do Colegiado nos próximos dois anos. O defensor público-geral do RN será o vice-presidente, Ricardo Queiroz de Paiva será o secretário-geral; e o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior será o secretário-adjunto. Clique aqui e leia na íntegra. 
ANADEP apoia ato em defesa da Democracia e do Judiciário
 
“A nossa Constituição tem todos os remédios democráticos para solução dos problemas da sociedade. Os inconformismos e contestações às decisões judiciais devem ser veiculados por recursos”, afirmou a presidente da AMB, Renata Gil, na abertura do Ato em defesa da Democracia e do Judiciário, promovido pela entidade na segunda-feira (8), pelo YouTube (/AMBMagistrados).
 
O ato teve por objetivo entregar ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, um manifesto assinado por mais de 200 entidades, a fim de enaltecer a preservação da autonomia e da independência dos Três Poderes, além de repudiar os ataques e ameaças direcionados à Corte.
 
A ANADEP e diversas associações estaduais de defensoras e defensores públicos apoiaram o ato e assinaram conjuntamente o "Manifesto em defesa da Democracia e do Judiciário". Clique aqui e saiba mais
 
ANADEP participa de reunião do BLODEPM
 
Na terça-feira (9), os integrantes do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM) realizaram sessão ordinária anual, através de videoconferência. 
 
Na pauta, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, apresentou o informe final do projeto “Personas adultas mayores (60 años) alojadas em centros penitenciarios", organizado pela Comissão de Trabalho do BLODEPM  “Acceso a la Justicia para las personas en condición de vulnerabilidad en la región”, que é presidida pela ANADEP. O relatório aborda sobre os critérios de defesa pública que os países membros do Bloco podem aplicar aos idosos encarcerados. Clique aqui e confira o documento. 
 
Na ocasião, a ANADEP também apresentou o relatório da Pasantía do BLODEPM realizada no Brasil, em 2019.
 
A ANADEP, por intermédio do diretor de Relações Internacionais, Antonio Maffezoli, assumiu a relatoria do projeto de atualização do Estatuto e do Regulamento do BLODEPM. 
 
Além do presidente e da vice-presidente institucional da ANADEP, Pedro Coelho e Rivana Ricarte, também participaram da reunião o Diretor de Relações Internacionais e a adjunta, Antonio Maffezoli e Adriana Burger. Clique aqui e saiba mais. 
 

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.