Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2719/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 578 - 24 de abril de 2020
ANADEP lança programação virtual para o "Maio Verde"
Por causa do isolamento provocado pela pandemia do coronavírus, pela primeira vez, em 12 anos, as atividades realizadas para celebrar o dia alusivo à Defensoria Pública, ao dia da defensora pública e do defensor público serão virtuais.  
 
Um dos destaques do “Maio Verde” será a realização do webnário “Defensoras e Defensores Públicos não param”, de 18 a 22 de maio, às 19hs.
 
A programação contará com a participação de defensoras e defensores públicos de todas as regiões e convidados especiais. O tema central será o trabalho da categoria em áreas, como consumidor, criminal, direitos da mulher, igualdade étnico-racial e saúde. As lives terão duração máxima de 40 minutos e serão transmitidas na página do Instagram, Facebook e no canal oficial da ANADEP no Youtube.
 
Conforme explica o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, a idealização do “Maio Verde” virtual tem por objetivo promover a integração de defensoras e defensores públicos de todo o país por meio das redes sociais. “O mês de maio é um dos mais caros para nós. É um período que sempre estamos nas ruas dialogando com os usuários da nossa Instituição. Este ano será diferente, mas não menos importante. Por isso, vamos utilizar a tecnologia para nos aproximar ainda mais e divulgar o nosso trabalho que é tão essencial para o acesso à justiça no país. Contamos com a participação de todas e de todos em nosso webnário", pontua o presidente da ANADEP.
 
Calendário Maio Verde:
 
Além do webnário, ao longo de todo o mês, a ANADEP terá atividades especiais nas redes sociais, como lives com parlamentares, diálogo com imprensa, bem como a publicação de artigos e entrevistas em rádios e jornais.
 
Campanha Defensoras e Defensores Públicos não param lança novos vídeos
Nas últimas semanas, a ANADEP e as Associações Estaduais iniciaram a campanha "Defensoras e Defensores Públicos não param". A iniciativa tem por objetivo ressaltar a atuação da categoria durante a crise provocada pelo coronavírus no Brasil. Para manter seus serviços funcionando, desde a segunda quinzena de março, a Defensoria Pública implementou o regime de plantão e o trabalho remoto para levar acesso à justiça para cidadãos durante a pandemia. 
 
Nesta semana, a ANADEP divulgou vídeo institucional para a campanha. Paralelo a isso, as assessorias de comunicação da ANADEP e das Associações Estaduais têm divulgado notícias nos sites e redes sociais sobre o que está sendo feita nas cinco regiões do país. Confira todos os vídeos no nosso canal do YouTube. 

Nesta sexta-feira (24/4), a ANADEP divulgou vídeo com depoimentos de defensoras e defensores públicos que atuam na região Norte. Flávia do Nascimento (AC), Pablo Chaer (TO), Leandro Zanata (AP), Andrea Ricarte (PA), Lara Vieira (RO), Natanael Ferreira (RR) e Diêgo Silva (AM) falaram um pouco da sua rotina e do trabalho que tem sido feito remotamente.

ANADEP concede entrevistas à grande imprensa sobre o trabalho das defensoras e defensores no país

O trabalho das defensoras e defensores públicos durante a pandemia foi destaque nesta semana. Confira: 

Rádio Justiça: Os riscos à população em situação de rua diante da pandemia do coronavírus

El País: Sem visitas nem acesso a advogados, presos temem coronavírus. Primeira vítima morre em cadeia do Rio

ANADEP participa de reunião da Conatrae

A vice presidente institucional da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, na quinta-feira (23), da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). No encontro foi apresentado o Relatório de Monitoramento do II Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, apontando as informações obtidas para a validação dos membros da comissão. Clique aqui e saiba mais. 

Artigo sobre os povos indígenas é destaque na revista Justiça & Cidadania
 
No mês em que comemora-se o Dia do Índio, 19 de abril, a revista Justiça & Cidadania trouxe na edição deste mês o artigo da defensora pública do Acre e membra da Comissão Étnico-Racial da ANADEP, Cláudia Aguirre. O texto "Desconstruindo a tutela de indígenas e os pensamentos tutelares" aborda os direitos dos povos indígenas, que tem como base a  Convenção 107 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1957.  Clique aqui e leia na íntegra.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.