Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2635/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 544 - 18 de outubro de 2019
ANADEP e entidades da sociedade civil reúnem-se com Presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu, na quarta-feira (17/10), representantes de 27 entidades e movimentos da sociedade civil para debater projetos que tramitam na Casa e que versam sobre a criminalização dos movimentos sociais, reprimindo suas atuações no país. 
 
Na reunião, o coletivo entregou ao presidente uma carta onde solicitam que nenhum dos projetos com esse teor sejam pautados sem a devida e necessária discussão e amadurecimento das propostas, não sejam pautados requerimentos de urgência relativos a eles e que recebam tramitação ordinária no Plenário e nas comissões pertinentes, em especial a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Comissão de Finanças e Tributação. 
 
Representantes de três entidades da sociedade civil e o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, expuseram suas considerações ao Presidente da Casa em nome de todas as entidades presentes. 
 
Em sua fala, Pedro Coelho pontuou que “as Defensorias Públicas de todo o país entendem de extrema importância o somatório de esforços das diversas formas de organizações sociais existentes, sejam ou não institucionais, para solução dos conflitos sociais de forma justa, coletiva e democrática. Garantir que as entidades atuem livre de criminalização é essencial para a efetivação do acesso à Justiça das pessoas em situações de vulnerabilidades."
 
Estiveram presentes à reunião deputados do PCdoB, PDT, PSB, Psol e PT. Em resposta à pauta apresentada, o presidente Rodrigo Maia assumiu o compromisso que nenhum projeto que tenha por escopo criminalizar os movimentos sociais, ou cercear direitos de manifestação ou reunião serão pautados no plenário da Câmara dos Deputados, o que inclui qualquer tentativa de acelerar suas tramitações.
 
Ao final da reunião, Pedro Coelho ainda entregou dois ofícios ao presidente da Câmara. Um deles tratando do Projeto de Lei nº 5065/2016 apresentado pelo deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG), de relatoria do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que objetiva a alteração de diversos pontos da Lei Antiterrorismo (lei nº 13260/2016). E o segundo ressaltando a atuação da Defensoria Pública do Espírito Santo ao lado do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) no caso do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.
 
A vice-presidente institucional da ANADEP, Rivana Ricarte, também acompanhou a agenda.
ANADEP debate próximas estratégias à reforma da Previdência

A diretoria da ANADEP reuniu-se na, quinta-feira (17/10), para discutir a reforma da Previdência (PEC 06/2019) e seus desdobramentos. A matéria está em sua fase final de tramitação no Senado e, caso seja aprovada em 2º turno pela Casa, será promulgada pelo Congresso Nacional.

O encontro reuniu o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; o vice-presidente jurídico-legislativo, Gustavo Alves; o vice-presidente administrativo, Flávio Wandeck; o diretor jurídico Augusto Barbosa; e o advogado da Associação, Marcos Marrafon. Clique aqui e saiba mais. 
 
Entidades iniciam eventos no Congresso Nacional na defesa do serviço público
 
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e suas afiliadas se reuniram, na terça-feira (15), no salão nobre da Câmara dos Deputados para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, presidida pelo deputado federal Professor Israel (PV-DF). A frente, que já tem a adesão de 235 deputados e seis senadores, tem o objetivo de atuar de forma articulada contra ataques sistemáticos ao funcionalismo público, através de projetos que tramitam no Congresso Nacional. O vice-presidente jurídico-legislativo da ANADEP, Gustavo Alves, participou do lançamento.
 
Durante o evento, foi lançado o estudo “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas", que desmitifica dados apresentados por entidades nacionais e internacionais – inclusive do Banco Mundial. Conforme a publicação, de 2002 a 2018, houve grandes avanços nos benefícios sociais e na oferta dos serviços públicos. Os autores do estudo são Bráulio Cerqueira, economista e auditor federal de Finanças e Controle, e José Celso Cardoso, técnico de Instituto de Pesquisa Apliada (Ipea) e especialista em políticas públicas.
 
Já na quinta-feira (17), o evento foi lançado durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal e contou com a particação da ANADEP. A audiência foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS).  Clique aqui e leia na íntegra. 
 
ANADEP debate pautas da infância e juventude com deputada Marília Arraes
 
A diretoria da ANADEP reuniu-se, na quarta-feira (16/10), com a deputada Marília Arraes (PT-PE) para discutir o PL 217/2019, que assegura ao adolescente em conflito com a lei a indicação de defesa ou a remessa dos autos da apreensão para a Defensoria Pública. A parlamentar é a relatora da matéria na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
 
No encontro, o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; a vice-presidente institucional, Rivana Ricarte; e o vice-presidente administrativo, Flávio Wandeck; entregaram sugestão de texto com o objetivo de aprimorar pontos do PL. Clique aqui e saiba mais. 
Audiência pública discute medidas para enfrentar superendividamento
 
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a analisar o Projeto de Lei n°3515/2015, que trata do superendividamento, promoveu, na terça-feira (15), mais uma audiência pública no Colegiado para discutir o tema. O projeto cria regras para concessão de crédito ao consumidor, por meio de mecanismos de prevenção ao endividamento excessivo. A mesa foi presidida pelo deputado Franco Cartafina (PP-MG) e teve a participação do defensor público do DF e coordenador da Comissão dos Direitos do Consumidor da ANADEP,  Antônio Cintra. Clique aqui e saiba mais. 
 
ANADEP e ONG 19 discutem pauta legislativa

A ANADEP reuniu-se com a ONG ARTIGO 19, na quinta-feira (17), na sede da Associação, em Brasília. O foco é fortalecer e articular ações coletivas de incidência legislativa em torno de assuntos centrais para a garantia dos direitos humanos em 2020. Entre os pontos debatidos estavam pautas legislativas, como projetos de lei que visam criminalizar movimentos sociais e impedir a liberdade de expressão. 
 
Representando a Associação Nacional participaram da reunião o presidente e os vices-presidentes da ANADEP, Pedro Coelho, Flávio Wandeck, Gustavo Alves e a diretora de articulação social da Associação, Liana Lisboa. Da ONG 19 estiveram presentes, Guilherme Barbosa e Camila Marques. Clique aqui e saiba mais. 
Consórcio Nordeste é foco de agenda na Bahia
 
Na segunda-feira (14), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) juntamente com a Associação dos Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) e a Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA), iniciaram em Salvador, a proposta de acompanhamento estratégico do Consórcio Nordeste – grupo lançado, no fim de julho, que prevê a união entre os nove estados da região no desenvolvimento de diversos projetos da área econômica, política, infraestrutural e educacional. O objetivo das Associações é incluir a pauta do acesso à Justiça e o fortalecimento das Defensorias Estaduais entre os eixos de trabalho do Consórcio. 
 
Participaram das atividades, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte; a presidente da ADEP-BA, Elaina Rosas, a vice presidente da ADEP-BA, Mônica Soares; e Paloma Rebouças, diretora-tesoureira da ADEP-BA; e o presidente da ADPEMA, Murilo Guazelli. Clique aqui e saiba mais. 
XIV CONADEP: Confira as práticas e teses selecionadas
 
A comissão científica responsável pela organização e elaboração das atividades do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos divulgou, na terça-feira (15), o resultado das teses e práticas selecionadas para serem apresentadas e julgadas durante o evento. Ao todo, foram avaliados 73 trabalhos e 48 foram selecionados para a apresentação oral. 
 
Ponto alto do CONADEP, os concursos de práticas e de teses são ferramentas para o intercâmbio de ideias e a troca de informações acerca da atuação das defensoras e dos defensores públicos em todo o país. Este ano, as teses versarão sobre o tema "DEFENSORIA PÚBLICA: MEMÓRIAS, CENÁRIOS E DESAFIOS" e terão por objetivo fomentar a produção teórica sobre Defensoria Pública. Já o concurso de Práticas Exitosas visa ao compartilhamento interno das experiências dos defensores. Clique aqui e confira. 
ANADEP participa de reunião do MCCE
 
O vice-presidente jurídico-legislativo, Gustavo Alves, participou na quarta-feira (16/10) de reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em Brasília.
 
O grupo discutiu sobre o acompanhamento das eleições 2020, bem como as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais. A Lei 9.840/99, referente à compra de votos, e o combate à desinformação (Fake News) também foi foco dos debates. Clique aqui e saiba mais. 

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.