Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2598/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 546 - 23 de agosto de 2019
Reforma da Previdência: Senado inicia debates e carreiras públicas pedem mudanças no texto da PEC
 
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado iniciou nessa semana a série de audiências públicas para debater a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019). Representantes de trabalhadores dos setores público e privado têm participado dos debates e criticam a matéria por não considerar especificidades de algumas categorias. Regras de transição mais brandas são o principal pedido das carreiras.
 
Na audiência pública de terça-feira (20/8) representantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS) defenderam que sejam feitas correções no texto aprovado na Câmara dos Deputados. 
 
Mobilização #ReformaNão
 
 
Já a ANADEP continua a mobilização no acompanhamento da reforma da Previdência. Ao longo da semana, houve reuniões na sede do Fonacate e com os senadores Fabiano Contarato (REDE-ES); Flávio Bolsonaro (PSL-RJ); Jayme Campos (DEM/MT), Humberto Costa (PT/PE); Marcelo Castro (MDB/PI) e Sérgio Petecão (PSD-AC).
 
Na próxima semana haverá também atividades legislativas e intensificação das campanhas de mídia nas redes sociais. Clique aqui e leia mais. 
Atividades legislativas na Câmara movimentam a semana
 
A diretoria da ANADEP trabalhou junto às Comissões e Frentes Parlamentares da Câmara dos Deputados. Na pauta diversos projetos de lei, como PL  3723/19, do Poder Executivo, que amplia o porte de arma. A ANADEP já havia apresentado a emenda 04 através do deputado Lincoln Portela, que inclui a prerrogativa de porte de arma a membros da Defensoria Pública. Após a leitura do relatório do projeto, o deputado fez o destaque para votação da matéria em plenário. Ao longo da semana, as defensoras e os defensores públicos dialogaram com os deputados solicitando apoio na votação e aprovação do destaque 08 do PL apresentado. Na quarta-feira o projeto foi retirado de pauta. A ANADEP segue monitorando.
 
Entre os encontros da semana detacam-se com Afonso Motta (PDT-RS), Alessandro Molon (PSB-RJ), Arthur Lira (PP-AL),  Delegado Waldir (PSL-GO), Efraim Filho (DEM-PB), Jandira Feghali (PCdoB- RJ), Jhonatan de Jesus (PRB-RR), Fausto Pinato (PP-SP), José Nelto (PODE-GO), Kim kataguiri (DEM-SP), Léo Moraes (PODE-RO), Lincoln Portela (PL-MG), Luis Miranda (DEM-DF), Major Vitor Hugo (PSL-GO), Pompeu de Mattos (PDT-RS) e Professor Israel (PV-DF).
 
 
Houve também reunião com o deputado Célio Moura (PT-TO) – Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Combate à Fome no Brasil da Câmara dos Deputados. No encontro, a  ANADEP apresentou o trabalho das comissões temáticas da Associação Nacional. 
Defensores acompanham julgamento da ADI 2238 no STF
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nessa quarta-feira e quinta-feira (21 e 22/8), o julgamento da ADI 2238, proposta em 2001, pelo PCdoB e pelo PT, e que questiona diversos artigos da lei de responsabilidade fiscal (lei complementar 101/2000).
 
A ANADEP tem acompanhado atentamente a tramitação da ADI na Corte, com a entrega de memorial sobre o tema aos 11 ministros e audiências individuais com o relator da matéria, ministro Alexandre de Moraes, e com o ministro Gilmar Mendes. O principal foco da Associação foram os artigos 9º, §3º e artigo 20 da LRF, que estabelecem, respectivamente, a limitação de empenho e movimentação financeira no caso de frustração da receita e a limitação de gastos com pessoal para cada um dos poderes e entes da federação.
 
Na sessão de quarta-feira, tratou-se do art. 9º, §3o, havendo cinco votos pela sua inconstitucionalidade e cinco votos por uma interpretação conforme a constituição sugerida pelo ministro presidente Dias Toffoli. Ante o empate, decidiu-se por esperar o retorno do ministro Celso de Mello, que está licenciado, para o desempate.
 
Durante a sessão de quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes votou pela constitucionalidade do artigo 20 da LRF. A maioria votou no mesmo sentido.
 
Acompanharam a sessão, o vice-presidente da ANADEP Flávio Wandeck; o advogado que assessora a ANADEP, Ilton Norberto Robl; e o presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto; e a presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz.
CLDF promove audiência pública sobre 13 anos da Lei Maria da Penha
 
A Câmara Legislativa do DF realizou na segunda-feira (19) audiência pública em comemoração aos 13 anos da Lei Maria da Penha (Lei Nº 13.827). Durante a solenidade foram discutidas questões sociais, avanços e melhorias referentes ao tema. O debate foi uma solicitação da deputada distrital Arlete Sampaio (PT). A coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher da ANADEP, Rita Lima, representou a ANADEP na ocasião. Clique aqui e saiba mais. 
 
ANADEP participa de Seminários em Brasília
A vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, na segunda-feira (19), do seminário "Direitos Humanos e Fraternidade: o Princípio da Fraternidade na Prática Judicial". O evento aconteceu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em Brasília (DF). Clique aqui e saiba mais. 
 
 
Já na terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça realizou debate sobre Temas de Direito e Economia. O seminário teve seis painéis, que ofereceram aos participantes uma visão abrangente e crítica de temas como o pacote anticrime do governo, uma análise econômica da litigância e um estudo de caso sobre a MP da Liberdade Econômica. O vice-presidente jurídico-legislativo da ANADEP, Gustavo Alves, participou do evento. Clique aqui e saiba mais.
 
ANADEP participa de reunião do Condege em Goiânia

O presidente e o vice-presidente jurídico-legislativo da ANADEP, Pedro Paulo Coelho e Gustavo Alves, participaram nesta sexta-feira (22/8) da XXXII reunião ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE).

No encontro, os dirigentes apresentaram a prévia da 2ª edição do Mapa das Defensorias Públicas Estaduais do Brasil, que será produzido em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O mapa é baseado em dados coletados em todas as Defensorias do país e visa a analisar o atual panorama da Instituição, no que se refere aos número de defensoras e defensores, comarcas, áreas de atendimentos, déficit, entre outros. A pesquisadora Rosier Batista Custódio é a coordenadora-técnica responsável pela pesquisa.  
 
Os dirigentes também falaram sobre as atividades legislativas em torno da reforma da Previdência (PEC 06/2019); a instalação das ouvidorias nas Defensorias Públicas; e sobre a regulamentação da jornada de trabalho diferenciada aos defensores com parentes portadores de deficiência. 
 
Entre outros assuntos da pauta, destacam-se discussões sobre o Projeto Alana, voltado para o Marco Legal da Primeira Infância; o projeto Defensoria Sem Fronteiras; regulamento das comissões temáticas; vídeoconferências no âmbito da Justiça criminal; entre outros assuntos de interesse das Defensorias Públicas.
ANADEP lança projeto "Fala Presidência"
 
Nessa quinta-feira (22), a ANADEP lançou o projeto "Fala Presidência" - canal direto de comunicação da presidência da entidade com as associadas, associados e seguidores da página no Instagram (@anadepbrasil).
 
O "Fala Presidência" sempre acontecerá toda penúltima quinta-feira do mês, através de live no Instagram, das 19h às 19h30. A ideia é ouvir sugestões e reivindicações da categoria, bem como apresentar o trabalho que tem sido realizado pela entidade.
 
O próximo papo aberto será no dia 19 de setembro. Se você quiser sugerir algum tema para a próxima edição, envie email para comunicacao@anadep.org.br.
 
Contamos com a sua participação!
Presidente da ANADEP irá palestrar no CONIP 2019
 
Em sua 14ª edição, o CONIP2019 abrirá debates sobre inovação e modernização no poder Judiciário. Por meio da apresentação de projetos, estudos de caso e novas tecnologias, o evento irá abordar os rumos da reforma digital no Judiciário brasileiro, além de mostrá-la como peça chave para o aprimoramento da experiência do usuário com os serviços públicos.
 
No dia 28 de agosto (quarta-feira), o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, irá palestrar sobre "Impacto do uso de robôs, realidade aumentada e computação cognitiva nos tribunais para dar fluidez nos processos"
 
O CONIP Judiciário 2019 acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Royal Tulip Brasília. Este ano, o evento é organizado pela Conecta Latam e os patrocinadores já confirmados são Seal Telecom, RW3 Tecnologia, Approach Tecnologia e Positivo. A ANADEP é uma das apoiadoras do evento.
 
Inscrições com valor de 2º lote só até a próxima semana
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) promoverão, de 12 a 15 de novembro, o XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP). A proposta é debater o passado, o presente e o futuro da Instituição na busca de uma Defensoria cada vez mais forte e eficiente para a população. O evento será realizado no Teatro Riachuelo, no coração da cidade do Rio de Janeiro.
 
Os(as) interessados(as) em participar têm até o dia 31 de agosto para pagar as inscrições com valor promocional do 2º lote (R$825 para associadas e associados). Assessores de comunicação são isentos. Acesse: www.congressoanadep.org.br.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.