Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2591/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 543 - 02 de agosto de 2019
Reforma da Previdência: ANADEP convoca AGE e atividades legislativas para a próxima semana
 
Na terça-feira (6/8), a Câmara dos Deputados retomará os trabalhos após o recesso de julho. Com isso, há grande expectativa para a conclusão da votação em 2º turno da reforma da Previdência (PEC 06/2019). 
 
A diretoria da ANADEP já convocou assembleia geral extraordinária e atividades legislativas para a próxima semana. Durante a reunião, as defensoras e os defensores públicos definirão os planos de ação junto aos parlamentares, bem como as estratégias para a tramitação no Senado.
 
Nas últimas três semanas, a ANADEP e as Associações Estaduais mantiveram-se mobilizadas em sua base para contactar o maior número de deputados e buscar uma proposta justa para a categoria e os trabalhadores brasileiros em geral. Há também um trabalho permanente com o Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado) e a Frentas (Frente Associativa dos Magistrados e do Ministério Público).
 
Nesta semana, o vice-presidente da ANADEP, Gustavo Alves, participou de reunião do grupo executivo responsável por avaliar os pontos críticos do texto da PEC 06 e com o senador Humberto Costa (PT/PE).
 
Além disso, a presidente da ADPERGS e coordenadora da região Sul da ANADEP, Juliana Lavigne, reuniu-se com o senador Paulo Paim (PT/RS) e demais carreiras jurídicas para tratar da proposta. Já o presidente da ADEP-MS, Humberto Sena, representando a Associação Nacional, reuniu-se também com a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) para falar sobre o tema. O encontro contou também com a presença de representantes da Frentas. Já a diretoria da ADEP-MS, Olga Lemos, esteve reunida com representantes das carreiras estaduais em Campo Grande. 
 
 
Na terça-feira, a assessora de comunicação da ANADEP, Karyne Graziane, participou do 2º Curso para Jornalistas sobre a reforma da Previdência, promovido pelo Sindilegis em parceria com o FONACATE e a Frentas. O evento, que abordou aspectos econômicos, jurídicos e legislativos da PEC 6/2019, contou com a participação do economista Clóvis Scherer (DIEESE); da advogada Larrisa Benevides; e do assessor parlamentar Jorge Mizael.
 
 
O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, explica que o foco neste momento é o de apresentar destaques supressivos – diferentemente de emendas, que propõem nova redação à proposta, o destaque só pode retirar o que já foi aprovado. Os destaques têm que ser apresentados por líderes partidários com pelo menos cinco deputados. Entre os itens que têm atenção do grupo, destaca-se: supressão das alíquotas progressivas e extraordinária; supressão da extinção dos regimes próprios;  supressão do pedágio de 100%, e mudanças no cálculo da pensão.
Reforma da Previdência é tema de debate na ADPERJ
 
Com o objetivo de tirar dúvidas de defensoras e defensores públicos sobre a reforma da Previdência, a Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (ADPERJ), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ) promoverão, na próxima segunda-feira (05/08), às 18h, uma roda de conversa sobre o tema. O evento acontecerá na sede da ADPERJ.
 
O debate contará com a participação dos defensores públicos membros da Comissão Mista da ANADEP e do CONDEGE, Maria Carmén de Sá e André Castro.
 
O evento será transmitido ao vivo na página da FESUDEPERJ. Participe!
Diretoria da ANADEP participa de atividades da AIDEF
A diretoria da ANADEP participou de atividades da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), que ocorreu durante toda semana, no México. As agendas foram acompanhadas pelo presidente da ANADEP, Pedro Coelho; a vice-presidente, Rivana Ricarte; o diretor para assuntos internacionais, Antonio Maffezoli; e pela presidente da ADPERJ e coordenadora da região Sudeste da ANADEP, Juliana Lintz. Com uma pauta diversificada, a agenda internacional teve como principal objetivo promover a interlocução com outros países e a troca de conhecimento e práticas exitosas das Defensorias Públicas internacionais. 
 
Na terça-feira e quarta-feira (30 e 31) ocorreram as reuniões dos conselho executivo e diretivo da AIDEF para discutir temas, como o Boletim de Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o Acordo de Entendimento firmado para designação de Defensores Públicos Interamericanos para a etapa de supervisão de sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o II encontro de Programa da Eurosocial, os 10 anos das regras de Brasília e a formulação de declaração conjunta sobre a autonomia das Defensorias Públicas dos países integrantes da AIDEF. Além disso, foi votada o ingresso na AIDEF da Associação de Defensores Públicos da República Dominicana. 
 
 
 
Outro ponto decidido foi a designação, por parte do Conselho Executivo da AIDEF, dos defensores públicos interamericanos para o período de 2019/2022. A Defensora Pública Rivana Ricarte, do Brasil, juntamente con defensores da Argentina, Chile, Costa Rica e Uruguai, foram reconduzidos. Além disso, houve a designação de novos defensores interamericanos do Paraguai, Mexico, República Dominicana, Equador e Nicarágua. 
 
Na reunião do Conselho Diretivo, um dos destaques foi a apresentação do seminário "Democracia y Defensoría Pública en Latinoamérica: uma análise da e(in)volução no atual contexto histórico", que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de novembro. A iniciativa é do Fórum Justiça, em parceria com a ANADEP, com apoio da ADPERJ e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A apresentação foi feita pela defensora pública do Rio de Janeiro Rosane Lavigne e do diretor para assuntos internacionais, Antonio Maffezoli.
 
 
 
A semana de trabalho contou também com reunião com o senador Martí Batres Guadarrama, presidente da mesa diretiva do Senado da República do país e com o Deputado Ricardo Ruiz Suárez, Presidente da Junta de Coordenação Política do Congresso da Cidade do México. As defensoras e defensores também visitaram órgãos da Justiça e do Parlamento local. A ANADEP participou, ainda, da cerimônia de entrega  das medalhas “Ponciano Arriaga” y “Jacinto Pallares”, a Defensora Pública e Assessora Jurídica, ambas mulheres, mais destacadas no ano de  2018 no México.
 
 
 
XIV CONADEP
 
Durante a reunião do Conselho Executivo da AIDEF, o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, fez a apresentação e o convite para o XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, que acontecerá  de 12 a 15 de novembro no Rio de Janeiro.
 
 
ANADEP participa da abertura do Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Doenças Raras
 
O vice-presidente jurídico-legislativo, Gustavo Alves, participou, na terça-feira (30), da abertura do Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Doenças Raras, realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD). O evento aconteceu ao longo do dia, em Brasília, e teve a finalidade de mapear os maiores desafios e anseios das pessoas com doenças raras, assim como apresentar a Coordenação-Geral das Pessoas com Doenças Raras, ligada à SNDPD, cujo objetivo será elaborar políticas públicas de apoio as pessoas com síndromes raras.
Inscrições para o CONADEP com valor do 2º lote vão até 31. Aproveite!
 
Os interessados em participar do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos têm até o dia 31 de agosto para pagar as inscrições com valor promocional do 2º lote (R$825,00 para associadas e associados). Assessores de comunicação são isentos. 
 
Sobre o XIV CONADEP 
 
A ANADEP e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) promoverão, de 12 a 15 de novembro, o XIV CONADEP, cuja edição deste ano tem como tema “Defensoria Pública: Memória, Cenários e Desafios”
 
Clique aqui e faça sua inscrição.  
ANADEP adere à campanha #PraCegoVer
 
A partir deste mês, todos os conteúdos produzidos para as redes sociais (Facebook e Instagram) da ANADEP contarão com uma descrição de imagens através do recurso #PraCegoVer. A iniciativa consiste em uma audiodescrição, ou seja, um legenda a ser lida para uma pessoa cega, de forma que esta saiba o que contém na imagem. O objetivo é proporcionar acessibilidade às pessoas cegas e contribuir para que a rede social fique mais acolhedora e acessível para todas e todos. 
 
Conforme a coordenadora da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ANADEP, Renata Tibyriçá, a adoção do #PraCegoVer aproxima a ANADEP do cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015). "É de suma importância está ação para a garantia da acessibilidade das pessoas cegas e, além disso, permite que possamos cumprir com a legislação na sua integralidade", disse. 
 
O projeto #PraCegoVer foi criado oficialmente no dia 4 de janeiro de 2012, pela professora de Braile, Patrícia Silva de Jesus. De acordo com dados da sua página no Facebook (www.facebook.com/pg/PraCegoVer) há cerca de 6,5 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência visual no Brasil. 
 
Como funciona o #PraCegoVer:
 
A hashtag usada para retratar a imagem do post será seguida pela descrição textual da informação. O importante é que a ideia principal da imagem seja relatada, bem como o texto que a acompanha. A descrição é lida por sistemas próprios de navegação e permite que não somente deficientes visuais, mas pessoas com dislexia, deficiência intelectual ou déficit de atenção também sejam beneficiadas.
 
Associações estaduais lançam Prêmio de Jornalismo com o tema "Em Defesa Delas"

ADPERGS lança a 6ª edição do Prêmio de Jornalismo 

Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para a 6ª edição do Prêmio ADPERGS de Jornalismo, que terá como temática a Campanha “Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, lançada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), em 2019. Clique aqui e saiba mais. 

1° Prêmio ADPETO de Jornalismo 
 
 
A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins realizará o 1° Prêmio ADPETO de Jornalismo no Estado. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 21 de maio a 20 de setembro de 2019, por e-mail, inscrição presencial e via Correios. Clique aqui e saiba mais. 
 
As iniciativas têm por objetivo reconhecer os profissionais de imprensa e o seu compromisso com a cidadania, a educação em direitos e os direitos humanos.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.