Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2553/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 533 - 24 de maio de 2019
Prazo para apresentação de emendas à reforma da Previdência é até a próxima 5ª feira
A pedido de parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, prorrogou até a próxima quinta-feira (30/5) o prazo para apresentação de emendas à proposta da reforma da Previdência (PEC 6/19). A data limite para que os deputados pudessem oferecer emendas ao texto terminaria nessa quinta-feira (23/5). 
 
Entre os encontros dessa semana, destacam-se: Beto Faro (PT-PA), Célio Moura (PT-TO), Chico D'Angelo (PDT-RJ), Efraim Filho (DEM-PB), Jéssica Sales (MDB-AC), Jesus Sérgio (PDT-AC), Marcelo Calero (Cidadania-RJ), Osires Damaso (PSC-TO), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Valtenir Preira (MDB-MT), Vicentinho Jr (PR-TO) e Zé Carlos (PT-MA), além de encontros com lideranças do PSDB e PSD. Clique aqui e leia na íntegra.
ANADEP participa de audiência pública sobre medicamentos de alto custo
 
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal realizou, na terça-feira (21), audiência pública para debater a obrigatoriedade ou não do fornecimento de medicamentos de alto custo pelo Poder Público. O encontro foi solicitado pela senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP), presidente da subcomissão de doenças raras da CAS. 
 
Na ocasião, o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, ressaltou o trabalho das Defensorias Estaduais na área da saúde. Segundo ele, anualmente, a Instituição realiza cerca de 500 mil atendimentos na área. "A saúde é a maior demanda da Defensoria Pública. Ainda assim, não estamos em todas as comarcas brasileiras. Estamos em apenas 40% delas, ou seja, há poucas defensoras e defensores para atendimento aos assistidos", frisou. Clique aqui e leia na íntegra. 
Prêmio Innovare tem 617 práticas disputando sua 16ª edição
 
A 16ª edição do Prêmio Innovare tem 617 práticas na disputa, este ano. Do total, a Defensoria Pública inscreveu 78 práticas, mais que o dobro do ano passado, graças ao comprometimento das defensoras e defensores com novas práticas, bem como o incentivo da ANADEP através do projeto "ANADEP INOVA".
 
Nesta edição, o tema é livre em todas as categorias e haverá um prêmio destaque para a iniciativa que tiver como principal propósito a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. A partir deste mês, os consultores do Innovare iniciam as visitas às práticas em todos os estados. A verificação e os relatórios preparados por eles vão auxiliar os jurados na escolha dos trabalhos vencedores. A defensora pública do RS e ex-presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann compõe a banca de jurados da premiação. Clique aqui e saiba mais. 
 
ANADEP participa de agenda internacional
A vice-presidente da ANADEP e a diretora adjunta de relações internacionais, Rivana Ricarte e Adriana Burger, cumpriram extensa agenda internacional nos últimos dias. As dirigentes participaram da Reunião Ordinária da Reunião Especializada de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (REDPO); do seminario “Corte Interamericana de Derechos Humanos: 40 años protegiendo derechos. Desarrollos jurisprudenciales y desafíos”; e da Sessão Ordinária anual do conselho diretivo do Bloco de Defensores Públicos do Mercosul (BLODEPM). Já no Brasil, houve também a reunião da Comissão de Assuntos Internacionais da ANADEP. Clique aqui e confira na íntegra.
#EmDefesaDelas: Associações e Defensorias lançam em seus estados Campanha Nacional 2019
Nas últimas semanas, as Associações Estaduais e as Defensorias Públicas promoveram atividades em seus estados relacionadas com a temática da Campanha Nacional 2019 "Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres". As defensoras e os defensores públicos foram às ruas para prestar orientação jurídica às comunidades. Confira abaixo algumas das iniciativas:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ADPETO e DPE-TO: Lançamento do I Prêmio de Jornalismo

Posteriomente, divulgaremos ações dos demais estados que têm agendas para os próximos dias, como: ADEPAL, ADEP-DF, ADEPES, ADPEMA, AMDEP e ADEP-MS.
#DefensoriaSim: Monumentos são iluminados de verde
A ANADEP, em parceria com as Associações Estaduais e Defensorias dos Estados, deixou vários pontos turísticos e principais monumentos das cidades iluminados de verde. O chamado MAIO VERDE é uma das ações da Campanha Nacional 2019 e visa a lembrar o Dia Nacional da Defensoria Pública, da defensora e do defensor público, comemorado no dia 19 de maio.
 
Foram iluminados durante a ação: Assembléia Legislativa (RJ), Arcos da Lapa (RJ), Cristo Redentor (RJ), Igreja da Candelária (RJ), Museu de Arte do Rio (MAR),  Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ),  Museu do Amanhã (RJ), Centro Cultura Oscar Niemeyer (GO), Museu da Gente Sergipana (SE), Palácio de Karnak (PI), Ponte Estaiada (PI), Ponte Getúlio Vargas (RS), Prédio da DPE-RS, Prefeitura de Pelotas (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Mercado Ver-O-Peso (PA),  Tribunal de Justiça do Pará e a Sede da Prefeitura de Belém.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.