Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/04/2024

TO: Lideranças Javaé da Ilha do Bananal relatam à Defensoria problemas enfrentados nas aldeias

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
 
O Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) e o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) receberam, na sede da Instituição em Palmas, lideranças Javaé da Ilha do Bananal, localizadas na região sudoeste do Estado. Os caciques procuram a Defensoria Pública em busca de orientação e assistência devido aos vários problemas enfrentados pelas comunidades originárias da região.
 
Estiveram presentes representantes das aldeias São João, Taima, Boa Esperança, Txuiri, Cachoeirinha e Imotxi, pertencentes à etnia Javaé. Durante a reunião, as lideranças expressaram descontentamento com a gestão atual do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Tocantins e denunciaram as condições de saúde precárias nas comunidades, a má qualidade da água devido aos agrotóxicos utilizados nas plantações agrícolas próximas à comunidade, a falta de transporte, entre outras dificuldades.
 
Na ocasião, o presidente do Instituto de Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal (Icapib), Dorivaldo Ixati Javaé, entregou um ofício à Coordenadora do Nucora relatando condutas da atual Gestão do Dsei Tocantins, como a ausência de respeito aos critérios do processo seletivo e solicitou ações itinerantes nas aldeias do povo Javaé.
 
Para a coordenadora do Nucora, defensora pública Letícia Amorim, essas reuniões são importantes para uma compreensão mais aprofundada da realidade enfrentada nas aldeias, permitindo tomar medidas específicas para garantir os direitos dessa população.
 
Segundo Letícia Amorim, é fundamental estabelecer uma relação sólida entre as lideranças indígenas e a Defensoria, ampliando o entendimento das questões enfrentadas nas aldeias e buscando soluções efetivas. “Ao ouvirmos cada um aqui, fortalecemos esse diálogo, contribuindo para a proteção dos direitos da população indígena e evitando que continuem a ser violados", destacou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)