Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/04/2024

AP: Defensoria Pública consegue reintegração de cinco crianças à família em Oiapoque

Fonte: ASCOM/DPE-AP
Estado: AP
 
A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) conseguiu, na última quarta-feira, 10, decisão favorável da Justiça para a reintegração familiar de cinco crianças que estavam desde junho do ano passado em acolhimento institucional, em Macapá. Agora, elas retornam aos pais que vivem em Oiapoque.
 
Entenda o caso - Em 2023, cinco crianças de uma mesma família foram colocadas em acolhimento institucional pelo Conselho Tutelar sob alegação, em primeiro momento, que estariam em situação de risco e que teriam sido abandonadas pela mãe em uma pousada de Oiapoque. A situação foi verificada após uma denúncia anônima e o órgão encontrou-as sozinhas no lugar.
 
A mãe das crianças procurou ajuda na sede da DPE-AP no Oiapoque. De acordo com a defensora Laura Lelis, nesta época, a mãe era a única responsável pelas crianças, já que o pai estava preso e era ele quem garantia o sustento da família. “Ela estava em extrema vulnerabilidade por causa dessa situação envolvendo o acolhimento, a questão financeira e o pai dos filhos, provedor da família, estar preso”, explicou a defensora.
 
Tanto a mãe quanto o pai (quando foi posto em liberdade) buscavam constantemente ajuda na Defensoria para ver os filhos que, por estarem acolhidos Macapá, a mais de 500 quilômetros da residência da família, dificultava as visitas; além de buscar a guarda novamente. A Defensoria fez a defesa no processo judicial, além do pedido de restabelecimento de visita das crianças por videoconferência para não perderem o contato com os pais e reuniões com os centros de Referência e Especializado em Assistência Social para tratar sobre a situação da família.
 
“Eles sempre demonstraram interesse em ver as crianças e tê-las novamente no lar. Seguiram todas as recomendações para poder recebê-las, como a melhoria do ambiente da casa, resolveram pendências documentais e todas medidas necessárias para se reerguerem. Agora, veio essa decisão favorável da Justiça, reconhecendo esse esforço da família para viverem com as crianças de novo”, concluiu Lelis.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)