ÁREA RESTRITA

 

Busca Avançada

Notícias

09/02/2009 - 19:11

Defensoria e Polícia Civil vão integrar ações no Carnaval da Bahia

Fonte: Defensoria Pública do Estado da Bahia
Estado: BA

Corporação esclarece sobre as celas vistas em Salvador

A integração das ações da Defensoria Pública e da Polícia Civil da Bahia durante o Carnaval 2009 foi o tema central da reunião que aconteceu hoje, segunda, 9, entre a defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, e a representante do delegado chefe Joselito Bispo, Emília Blanco, que é chefe de gabinete.

Na ocasião, a defensora geral propôs, entre outras proposições, que a Defensoria passasse a acompanhar as reuniões de avaliação que são feitas pela Polícia Civil durante o Carnaval, para aperfeiçoamento da atuação, e a necessidade de um alinhamento no fluxo de informações que envolvem os autos de flagrantes lavrados durante os cinco dias de folia pela Polícia Civil e que devem ser comunicados, de acordo com a Lei nº 11.449/07, para a Defensoria Pública.

Emília Blanco apresentou o plano de operação da Polícia Civil, destacando alguns pontos que necessitam ser aperfeiçoados, com a colaboração, inclusive, da Defensoria Pública. Um exemplo citado é o caso da apresentação dos adolescentes acusados de atos infracionais, e dos que possuem reincidência durante a própria folia. Uma sugestão da Defensoria é que haja o empenho em identificar estes adolescentes no ato da prisão e, mesmo que estejam envolvidos no crime junto com adultos, todos sejam encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator para, depois, encaminhar os adultos, para as delegacias, e não o inverso, como vem acontecendo.

Tereza Cristina ressaltou a necessidade de um alinhamento de ação entre todos os órgãos que atuam com a Justiça e sugeriu uma reunião geral antes mesmo do início do Carnaval. A defensora geral apresentou a equipe de trabalho da instituição, que vai ampliar a atuação durante a folia, oferecendo serviços das Defensorias Especializadas através de plantões diários. A intenção também é que a Central de Atendimento a Flagrantes e a Central de Assistência a Presos em Delegacias tenham uma linha de comunicação mais direta e eficiente com as Polícias, para uma melhor prestação dos serviços.

Outro ponto sugerido foi em relação ao alinhamento de ação em relação à imprensa. Foi sugerida uma articulação entre as assessorias de comunicação de forma que venha a facilitar a cobertura dos veículos através de uma unicidade nos discursos entre os órgãos.

Esclarecimento
Tereza destacou a importância de a instituição ser informada sobre os procedimentos das Polícias, citando o caso das celas que vão abrigar os presos nos circuitos, que viraram alvo de polêmica na imprensa. A reunião também serviu para que Polícia Civil esclarecesse sobre o caso.

De acordo com Ruy da Paz, as celas vistas em ambientes públicos, nos circuitos, são as mesmas utilizadas todos os anos e que ficam do lado de dentro dos postos policiais. Que o que está sendo visto faz parte da etapa de montagem destes postos, que os presos não ficarão expostos, como vem se divulgando, e que a intenção da corporação é que os detidos fiquem, no máximo, até duas horas nos postos da folia; serão encaminhados para as delegacias que vão dar apoio aos trabalhos, como as 1ª, 14ª e 7ª circunscrições policiais.

Participaram da reunião o delegado Ruy da Paz, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana e coordenador da atuação da Polícia Civil no Carnaval; Heloísa Brito, assessora técnica; o subdefensor geral Clériston Cavalcante de Macedo; as defensoras Cynara Fernandes, que atua na Capred, Firmiane Venância, subcoordenadora da Defensoria Especializada de Direitos Humanos e Maria Carmen Albuquerque Novaes, subcoordenadora da Defensoria Especializada de Proteção a Infância e Adolescência, além da assessora de comunicação Carla Ferreira.

SOBRE A ANADEP

ESTATUTO

PRESIDÊNCIA

DIRETORIA

ESTRUTURA

ATUAÇÃO

ASSOCIAÇÕES E
DEFENSORIAS

ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS

DEFENSORIAS PÚBLICAS

BIBLIOTECA

ARTIGOS

PUBLICAÇÕES

MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES

LEGISLAÇÃO

JURISPRUDÊNCIA INTERNACIONAL

BANCO DE PRÁTICAS EXITOSAS

DIAGNÓSTICOS DA DP NO BRASIL

DEFENSORIA PÚBLICA E STF

LIVROS

MATERIAIS DE EVENTOS

INFORMATIVOS

     ANADEP ENTREVISTA

     ANADEP EXPRESS

BANCO DE IMAGENS

VÍDEOS

ASSESSORIA DE
COMUNICAÇÃO

EQUIPE

ATRIBUIÇÕES

CAMPANHAS

INFORMATIVOS

     ANADEP ENTREVISTA

     ANADEP EXPRESS

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS

ANADEP NA MÍDIA

DEFENSORIA EM PAUTA

BANCO DE IMAGENS

VÍDEOS

EVENTOS

CONGRESSOS

COLAR DO MÉRITO

AGENDA

CONVÊNIOS

FALE CONOSCO

SCS Quadra 01 - Bloco M - Ed. Gilberto Salomão - Conj. 1301              CEP: 70305-900 - Brasília - DF              Tel | Fax: +55 61 3963-1747 | 3039-1763
CNPJ: 03.763.804/0001-30