Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/06/2018

GO: Pela primeira vez, Defensoria Itinerante atua em passivo processual

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) encerrou mais uma edição do Defensoria Itinerante nesta quinta-feira (21/6), no Entorno do Distrito Federal. Pela primeira vez durante o programa, os defensores públicos se manifestaram em autos processuais da extinta Defensoria Pública Municipal de Luziânia. Cerca de 200 processos foram alvo dessa análise. O número de atendimentos no evento superou as expectativas, atingindo a marca de 680. Além disso, foram realizadas aproximadamente 100 orientações jurídicas.
 
“Foi a primeira vez que a Defensoria Pública do Estado de Goiás assumiu os autos da extinta Defensoria Pública Municipal de Luziânia. Esse é o primeiro passo para a consolidação do Defensoria Itinerante”, pontua o segundo subdefensor público-geral, Saulo Carvalho David. De acordo com ele, trata-se de mais uma frente de atuação da DPE-GO por meio do Itinerante. Esses processos estavam parados desde a extinção da Defensoria Pública Municipal de Luziânia, ocorrida em virtude de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB/GO) no Tribunal de Justiça de Goiás.
 
O Defensoria Itinerante tem um cronograma mensal. Nos meses de julho e agosto os defensores públicos retornam aos municípios do Entorno para a atuação em audiências, originadas a partir das ações propostas durante as edições do evento (ocorridas em novembro de 2017, fevereiro, março, abril, maio e junho de 2018). Em setembro, haverá nova edição do programa com atendimento ao público em Luziânia.
 
Durante o evento ocorrido nesta semana, foram protocoladas 158 peças. Os assistidos realizavam o atendimento e ao final recebiam o número do processo, para que pudessem acompanhar pela internet todos os andamentos. Somente nesta quinta-feira (21/6), houve quatro decisões favoráveis, inclusive, de processos protocolados no mesmo dia. A maioria dos casos atendidos pelo Defensoria Itinerante refere-se a área de Família, como divórcios, regularização de guarda, pensão alimentícia, entre outros. Também foram atendidas demandas da seara criminal, cível, consumidor e orientações jurídicas diversas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)