Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/07/2016

Vila Chocolatão recebeu mutirão da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul

Fonte: Ascom/DPE-RS
Estado: RS
Um dia diferente. Um dia para o exercício da cidadania dos Defensores Públicos e dos moradores da Vila Chocolatão. Essa foi a finalidade do mutirão de orientação jurídica e de atendimento realizado pela Defensoria Pública do Estado (DPE), na comunidade da Zona Norte da Capital, na última sexta-feira, dia 22 de julho.
 
O mutirão foi organizado pelo projeto Defensoria Itinerante e contou com a participação dos sete novos Defensores Públicos aprovados no IV Concurso Público para ingresso na carreira. Ao todo foram realizados mais de 50 atendimentos e agendados outros 15 retornos nas mais variadas áreas de atuação da instituição como família, cível e execução penal, dentre outras.
 
Para o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Tiago Rodrigo dos Santos, o mutirão teve um significado especial para a Defensoria Pública em virtude de legitimar a atividade-fim da instituição perante o seu público-alvo. “A aproximação com os assistidos por meio dos mutirões facilita o acesso à justiça dos cidadãos carentes que não conseguem se dirigir até as unidades da DPE”, explicou Tiago.
 
O presidente da Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão, Flávio da Silva Januário, destacou a presença da Defensoria Pública como benéfica devido às condições de vulnerabilidade dos associados da organização, cuja maioria além de ser carentes, intimidam-se em procurar o poder público. “Muitos não sabem a quem recorrer ou mesmo a quem procurar, sem contar nos custos para contratar um advogado particular”, relatou Januário.
 
Conforme a Defensora Pública Patrícia Kettermann, a ação foi fundamental tendo em vista a missão da instituição de ir ao encontro dos cidadãos hipossuficientes, prestando orientação jurídica, instrumentalizando pleitos e agendando acolhimentos posteriores. “Algumas pessoas sequer conheciam o que é a Defensoria Pública, situação motivadora para a realização de outros mutirões em Porto Alegre”, apontou Kettermann.
 
Já a Defensora Pública Gizane Mendina Rodrigues, recentemente empossada e passando por um período de treinamento, qualificou o mutirão de atendimento “como a melhor forma de capacitação para os novos Agentes se prepararem para as novas funções que desempenharão”.
 
Também participaram do mutirão: os Defensores Públicos Alexandre Piccoli, Lucas Appel Mazo, Bruno Neves Ferreira Pacheco, Rafael Pedro Magagnin, Thiago Góes Cavalcanti de Araújo, Ricardo Soriano Fay e Marco Antônio Vieira e Sá; e os servidores da instituição Luana Dalosto, Cristian Porto, Rodrigo Falcão e Tainã Dias.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)