Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/08/2015

ADPEMA participa de lançamento da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da ACM

Fonte: Ascom/ADPEMA
Estado: MA
A Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Clarice Binda, participou na última quarta-feira (29) do lançamento da Câmara de Arbitragem e Conciliação da Associação Comercial do Maranhão (ACM) no auditório da ACM,localizado no centro de São Luis.
 
Na exposição feita pelo coordenador nacional da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial - CBMAE em São Paulo, Guilherme Giussani, ficou clara a importância desse instrumento não só para os órgãos do sistema de justiça, mas para a classe empresarial em geral, especialmente para a solução de demandas, ajudando, inclusive, a desafogar o Judiciário.
 
A CBMAE/MA, que será instalada na própria sede da ACM, deverá entrar em funcionamento efetivo no mês de setembro, após a capacitação da equipe executiva e de conciliadores, prevista para o mês de agosto. Será filiada à Confederação das Associações Comerciais do Brasil - CACB e terá seu Conselho Consultivo composto por entidades de classe do Estado e instituições parceiras: Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação do Comércio do Estado do Maranhão (FECOMERCIO), SEBRAE, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Administração (CRA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
A presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, destacou a importância desta iniciativa. “Através da Câmara, a classe empresarial poderá dirimir os conflitos contratuais de forma mais rápida, com menos burocracia e custos menores, desafogando o Judiciário. A Câmara atenderá às micro, pequenas, médias e grandes empresas. Essa era uma das metas priorizadas na nossa gestão, que temos agora a alegria de ver concretizada”, afirmou Luzia Rezende.
 
De acordo com a Presidente da ADPEMA, Clarice Binda,"Todas as instituições da sociedade hoje se voltam para colocar em prática mecanismos de resolução extrajudicial de conflitos, com o fim de criar uma cultura de paz e resolução dos conflitos pelas próprias partes envolvidas, diminuindo a terceirização dos conflitos pelo Judiciário. A Defensoria Pública, inclusive, tem como forma prioritária a atuação extrajudicial, como deixa claro nossa legislação. Além disso, a Associação Nacional dos Defensores Públicos trabalha a campanha de atuação extrajudicial dos Defensores Públicos,  tema da campanha nacional deste ano, e, no segundo semestre, a Escola Nacional da Defensoria Pública está oferecendo um curso de Mediação on line para mais 4.000 de defensores em todo Brasil", destaca.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)