Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/07/2015

MS: Defensoria Pública de Ponta Porã tem novo local de atendimento

Fonte: Ascom/DPE-MS
Estado: MS
A Defensoria Pública de MS inaugurou um novo local de atendimento na comarca de Ponta Porã, a 257 quilômetros da Capital.
 
A solenidade aconteceu na manhã dessa sexta-feira (24) e teve a presença do defensor público-geral, Luciano Montalli; do subdefensor público-geral, Reginaldo Marinho da Silva; do corregedor-geral, Francisco Carlos Bariani; da coordenadora da Segunda Instância, Salete Fátima do Nascimento; do presidente da Associação dos Defensores Públicos de MS (Adep-MS), Carlos Eduardo Bruno Marietto; do defensor público licenciado e Secretário de Governo da Prefeitura de Paranaíba, Andrew Robalinho Filho.
 
A cerimônia reuniu coordenadores de várias regionais da Defensoria Pública, defensores públicos de diferentes comarcas e também autoridades de Ponta Porã e região.
 
Os convidados foram recepcionados pelo coordenador da 8ª Regional de Ponta Porã, defensor público Pedro Paulo Gasparini, e pelos defensores públicos que atuam na comarca.
 
A solenidade teve início com o desenlace da fita inaugural, realizada pelo coordenador Pedro Paulo Gasparini com a participação do defensor público-geral, Luciano Montalli, e do prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais.
 
Na mensagem de abertura, o coordenador comentou que o novo espaço é a realização de um sonho.
 
"A instalação desse prédio é uma grande alegria para todos nós que atuamos na comarca e, também, para todos os defensores públicos que por aqui passaram. O projeto teve início no ano passado, foram longos meses de planejamento e dedicação, e hoje comemoramos o investimento da Administração Superior da nossa Instituição em estruturar a Defensoria Pública em todo Estado. Ponta Porã enfrentava a necessidade de um local de atendimento maior, melhor e mais acolhedor, e aqui estamos hoje celebrando essa conquista", disse.
 
O prefeito Ludimar Novais parabenizou o novo prédio de atendimento da Defensoria Pública e destacou que a inauguração acontece em um mês especial.
 
"Comemoramos em julho, especificamente no dia 18, o aniversário de Ponta Porã e a instalação do novo local de trabalho dos defensores públicos é um presente para nossa população. É possível conferir o quanto a Defensoria Pública se preocupou em oferecer um espaço harmonioso, agradável e digno aos moradores".
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, o novo prédio irá aproximar o cidadão da Defensoria.
 
"Essa nova estrutura reflete a visão dos administradores da Defensoria Pública: uma visão atenta às pessoas que precisam da justiça. O novo prédio aproxima a população dos seus direitos".
 
O presidente da Adep-MS destacou que o investimento no novo local de atendimento evidencia o esforço da Defensoria Pública de MS em promover cidadania.
 
"A Defensoria Pública é instrumento do regime democrático de direito e ampliar espaços, instalar novos locais, acolher os assistidos é promover o acesso à justiça e garantir a cidadania da população".
 
Em seu pronunciamento, o defensor público-geral, Luciano Montalli, refletiu sobre a história da Defensoria Pública de MS e o fortalecimento da Instituição.
 
"Nada de bom se faz sem a história. Se estamos hoje inaugurando um prédio dessa magnitude é porque há uma sucessão de acontecimentos e de esforço não de alguns defensores ou de uma gestão específica, mas de todos os que passaram por aqui e administraram a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A história precisa estar presente para que tenhamos futuro. Temos nomes importantes de defensores públicos desbravadores que colaboraram, cada um com seu tijolo, na construção de uma Instituição forte e comprometida com o cidadão. Hoje estamos colocando mais um tijolo e também fazendo parte dessa história. Vamos dar continuidade nesse trabalho que tem como finalidade a promoção da cidadania plena, em que a população participa das decisões da sociedade exercendo seus direitos e cumprindo seus deveres", finalizou.
 
Novo prédio
 
O novo local de atendimento da Defensoria Pública em Ponta Porã oferece maior conforto para os assistidos, é seguro, climatizado, possui gabinetes amplos e reservados, sala de recepção, área para estagiários, copa e auditório para reuniões. O prédio segue, ainda, as normas para garantir acessibilidade às pessoas com deficiências.
 
Com o novo prédio de atendimento, a 8ª Regional de Ponta Porã ampliou o número de defensores públicos. A comarca recebeu, no início do mês de julho, outros dois Defensores Públicos Substitutos e agora há, ao todo, cinco defensores para realizar o atendimento da população.
 
Em funcionamento há cerca de duas semanas, o novo prédio já registra aumento na quantidade de atendimento. De acordo com coordenador da Regional, o número de assistidos que procuram a Instituição dobrou.
 
“Antes, a Defensoria Pública atendida uma média de 30 pessoas por dia. Com o novo prédio e novos defensores foi possível ampliar o atendimento para, aproximadamente, 60 pessoas diariamente”, afirmou.
 
Serviço
 
A nova sede da Defensoria Pública de Ponta Porã fica na Avenida Presidente Vargas, 1850 – Vila Luiz Curvo.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)