Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/03/2015

ADPERJ: Café da Manhã com parlamentares debate desafios da Defensoria

Fonte: Ascom/ADPERJ
Estado: RJ
Vários deputados estaduais e assessores parlamentares compareceram ao café da manhã promovido nesta quarta-feira (25) pela ADPERJ. Eles tiveram a chance de entender mais a fundo os problemas enfrentados pela Defensoria Pública no estado do Rio, assim como os anseios da Categoria. O encontro coroa o sucesso do trabalho de aproximação da Associação com os parlamentares, que vem sendo feito desde ano passado.
 
Ao pontuar os desafios da Defensoria Pública, a presidente da ADPERJ, Maria Carmen de Sá, aproveitou a oportunidade e se colocou à disposição dos deputados para ajudar em assuntos que envolvam a expertise da Defensoria. “Sempre que os senhores parlamentares tiverem interesse em um tema e precisarem de ajuda técnica ou jurídica, podem contar conosco. O Projeto de Lei contra a revista vexatória, por exemplo, recebeu uma nota técnica da Defensoria. Queremos essa via de mão dupla, para nos mantermos próximos do nosso Parlamento e o ajudarmos em seu trabalho legislativo” - afirmou.
 
Maria Carmen também fez um comparativo do orçamento da Defensoria Pública com as carreiras congêneres, afirmando que o ano de 2015 será decisivo para a Instituição, em razão do envio de vários projetos de interesses da Categoria, como a adequação da Lei 06/77 à Lei 132/09 e EC 80/2014." Em um ano de crise, o governo precisa estabelecer as prioridades e esperamos que o acesso à Justiça seja uma delas. Almejamos contar com o apoio da Assembleia, parceira em todas as nossas conquistas" - ressaltou.
 
O Defensor Geral, André Castro, cumprimentou a Associação pela iniciativa e falou da histórica parceria entre a ADPERJ e a ALERJ, que no ano passado aprovou R$ 60 milhões em emendas para a Instituição. Segundo ele, a DPGE agora se encarrega em dar maior embasamento às causas da Defensoria, o que facilitará o trabalho dos deputados:
 
“A Defensoria Pública criou uma Comissão, formada por vários Defensores para construir o Plano Plurianual da Defensoria para os próximos anos. Com isso, esperamos levar uma proposta robusta para que as senhoras e os senhores possam se debruçar sobre ela e aprová-la. Uma vez aprovado esse planejamento, nós esperamos ter o cumprimento da nossa Constituição e o repasse dos duodécimos como ela determina” - explicou aos parlamentares.
 
Apoiado pela Deputada Marta Rocha (PSD), o Deputado Marcelo Freixo (Psol) afirmou que esse é o momento para retomar a Frente Parlamentar de apoio às causas da Defensoria. “Vamos trabalhar essa Frente de forma suprapartidária e criar uma agenda comum para dialogar com os deputados. Ela seria um instrumento institucional da coletividade para poder fazer algumas ações”, falou o deputado, que propôs marcar o relançamento da Frente na ALERJ, o mais breve possível.
 
Cartilha Institucional: A ADPERJ entregou aos parlamentares uma cartilha que explica o papel da Defensoria Pública, suas conquistas e desafios para 2015. O texto foi produzido especialmente para os parlamentares e será entregue nas visitas aos gabinetes ao longo de todo ano.
 
Veja aqui a cartilha. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)