Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/03/2014

ANADEP firma compromisso para trabalhar Guias para a Defensoria Pública na Proteção Integral das Pessoas Privadas de Liberdade

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF/EUA
Dando continuidade à agenda em Washigton (EUA), a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, e a vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Marta Beatriz Tedesco Zanchi, participaram nesta quarta-feira (19) do último dia do Seminário Regional “Defensoria Pública e Pessoas Privadas de Liberdade”, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA).
 
Na ocasião, foram aprovados dois documentos importantes para o trabalho dos defensores públicos: o Guia para a Defensoria Pública na Proteção Integral das Pessoas Privadas de Liberdade e o Manual Regional - Visitas e Manual: entrevistas individuais. Os documentos, que vêm sendo construídos há meses pelos países membros da AIDEF, foram elaborados no âmbito do Programa EUROsociAL II e visam ampliar e adaptar as políticas e normas internacionais públicas no cuidado das pessoas em situação de cárcere, além de fortalecer o trabalho e a capacitação dos defensores públicos na defesa dos direitos humanos.
 
De acordo com Patrícia Kettermann, “a unificação de atuação em defesa das pessoas privadas de liberdade, individual e coletivamente, é uma estratégia fundamental para efetivamente garantir direitos a este público multivulnerável e que esta função institucional da Defensoria Pública demanda cada vez mais atuação especializada”.
 
Entre as principais estratégias adotadas para serem implementadas no Brasil, a ANADEP e o Condege firmaram compromisso para que os Guias sejam trabalhados no país. As Entidades irão organizar, em conjunto, capacitações para os defensores públicos que atuam na Execução Penal.
 
Divulgação e estruturação – Por fim, a ANADEP também se comprometeu em promover a divulgação externa dos Guias, pontuando perante os Poderes Executivo e Legislativo que as Entidades atuarão de forma unificada – o que reforça a necessidade de defensores públicos em todas as Comarcas. O  Condege também irá divulgar os documentos perante as demais instituições do Sistema de Justiça.
 
Confira abaixo os manuais que foram abordados durante a reunião:
 
1) Manual 01
 
2) Manual  02
 
A ANADEP, posteriormente, providenciará a tradução e a impressão de alguns exemplares.
 
Agenda –  Ao longo da tarde, as dirigentes também participaram de reunião no Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) – organização cujo objetivo principal é alcançar a plena implementação das normas internacionais de direitos humanos no direito interno dos estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). Após, deram prosseguimento à agenda de atividades. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio, 16h30
Lançamento do Programa "Defensoria em Todos os Cantos"
20 de maio (segunda-feira)
Sessões Solenes no Congresso Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)