Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/05/2013

Entrega do 2º Prêmio ADPERGS de Jornalismo marca celebração do Dia Nacional do Defensor Público

Fonte: ADPERGS
Estado: RS

Inserida nas atividades que marcaram o lançamento da Campanha Nacional Defensores Públicos Pelo Direito de Recomeçar, uma grande celebração realizada na noite da última sexta-feira (17) no Salão São José do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reuniu defensores e imprensa para festejar, em grande estilo, a passagem do Dia Nacional do Defensor Público. Durante a noite foi realizada a entrega do Prêmio ADPERGS de Jornalismo, que, em sua segunda edição, selecionou 15 finalistas distribuídos em cinco categorias para receber o reconhecimento por trabalhos voltados para o tema Defensoria Pública, Acesso à Justiça e Sistema Prisional.

O evento contou com a presença do defensor público-geral Nilton Leonel Arnecke Maria, da ex-defensora pública-geral, atual corregedora-geral da DPE, Maria de Fátima Záchia Paludo, do ouvidor-geral Bruno Pinto de Freitas, e diretores da instituição. Também estiveram presentes o ministro do STJ, Sebastião Reis, a diretora do Presídio Feminino Madre Pelletier, Marília Simões, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Nunes, o presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc/RS) Itamar Aguiar, o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Torma, além de representantes de veículos de comunicação regionais e de âmbito nacional.

Para a presidente da ADPERGS e ANADEP, Patricia Kettermann, a noite foi de reconhecimento aos profissionais das duas categorias. “Quero parabenizar as Defensoras e os Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, que são paradigma nacional na compreensão de que a cidadania deve ser uma experiência vivenciada pelos nossos usuários e não mero “status legal”, de que somos atores políticos fundamentais na luta contra a erradicação da pobreza e de que os Princípios Constitucionais da Solidariedade e do Acesso à Justiça têm força vinculante”, exclamou a presidente. Patrícia fez ainda um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de imprensa. “O teor das matérias apresentadas e premiadas - umbilicalmente ligadas ao tema da Campanha Nacional dos defensores Públicos lançada hoje à tarde no Madre Pelletier - demonstram, para além do aumento qualitativo e quantitativo de reportagens tratando da Defensoria Pública,  que os jornalistas do nosso país compreendem sua missão política e social de serem, tanto quanto nós, Defensores Públicos, agentes transformadores da sociedade”, completou.

Jornalistas de rádio, TV, jornal e internet de 10 estados brasileiros e mais o Distrito Federal encaminharam 76 trabalhos para concorrer nas categorias TV, Rádio, Impresso, Novas Mídias e Fotojornalismo, nesta segunda edição do Prêmio ADPERGS de Jornalismo, que teve os finalistas divulgados no último dia 13.

Confira os vencedores e suas classificações:

CATEGORIA TV

1º Lugar: Roberta Inês Salinet; com Cristiano Mazoni, Paulo Sérgio Martins, Julio Ferreira e Greetchen Ihitz – RBS TV

2º Lugar: Ana Pessoa/Repórter Marcelo Canellas, com Luiz Quilião, Fabio Ibiapina, Wellington Vilela – TV Globo

3º Lugar: Richeli Bezerra – TV Tambaú – SBT Paraíba

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

1º Lugar: Mateus Bruxel – Jornal Diário Gaúcho

2º Lugar: Jefferson Botega – Jornal Zero Hora

3º Lugar: Angela Maria Peres da Silva – Agência de Notícias do Acre

CATEGORIA NOVAS MÍDIAS

1º Lugar: Paola Bello; com Kiara Vieira, Sarita Gianesini, Pablo Gomes, Sendy Luz, Fabio Nienow, Vani Boza, Lucas Amorelli, Ricardo Wolfenbuttel, Mauricio Vieira e Ingrid Santos

2º Lugar: Angela Maria Peres da Silva, Arilson Felipe Nascimento Jardim – Agência de Notícias do Acre

3º Lugar: Marigleide Moura – Site de notícias Primeira Edição

CATEGORIA RÁDIO

1º Lugar: Wendell Rodrigues da Silva; Priscila Andrade e Eduardo Carneiro – Rádio Jovem Pan/Paraíba

2º Lugar: Bandida: José Renato Ribeiro – Rádio Gazeta AM

3º Lugar: Leandro Staudt – Rádio Gaúcha

CATEGORIA IMPRESSO

1º Lugar: Nathalia Ziemkiewicz de Carvalho – Revista Isto É

2º Lugar: Letícia Barbieri Flores – Jornal Metro/Grupo Bandeirantes

3º Lugar: Diego Alvarenga Rosa – Revista da Associação dos Defensores Públicos de MG

 

 

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)