Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/06/2011

Assembleia da OEA aprova resolução sobre garantias para acesso à Justiça

Fonte: Última Instância
Estado: SP

A Assembleia Geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) aprovou no último encontro, que aconteceu entre 5 e 7 de junho, a Resolução 265: Garantias para o acesso à Justiça - o papel dos Defensores Oficiais. A resolução aprovada é o primeiro documento normativo aprovado pela OEA sobre o acesso à justiça como um direito autônomo. O documento reconhece a Defensoria Pública como a instituição eficaz para a garantia desse direito, sobretudo para as pessoas em situação de especial vulnerabilidade.

Um dos pontos contidos na resolução é a recomendação aos Estados membros da OEA que já contam com o serviço de assistência jurídica gratuita para que adotem medidas que garantam a independência e autonomia funcional dos Defensores Públicos.

O documento aprovado na Assembleia Geral da OEA também propõe que os Estados membros que ainda não possuam Defensoria Pública considerem a possibilidade de criá-las em seus ordenamentos jurídicos.

A proposta foi elaborada pela AIDEF (Associação Interamericana de Defensorias Públicas), da qual faz parte o Defensor Público de São Paulo, Antonio Maffezoli.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7/7/2026
AGE
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)