Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2447/index.html
 
Nº 006 - 27 de setembro de 2018
Carla Stael
Defensora Pública aposentada e terapeuta holística
Natural do Rio de Janeiro, Carla Stael passou os últimos anos antes de se aposentar atuando na vara de família em Teresópolis. A defensora pública encontrou nas terapias holísticas a busca do equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais.
 
Uma dessas terapias é aromaterapia: uma técnica natural que utiliza o aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro que podem, por exemplo, aliviar os sintomas de doenças, como ansiedade, estresse, insônia, depressão, asma ou resfriado.
 
Ficou interessado? Confira abaixo a íntegra da entrevista que ela concedeu exclusivamente à equipe de comunicação da ANADEP:
 

ANADEP - 
1) Quando você entrou na Defensoria Pública? Por que decidiu ingressar na carreira?

Trabalhava no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 1987. Lá, sempre convivi com os(as) defensores(as) públicos(as) das varas onde atuei, admirando o trabalho deles e, assim, fiz grandes amigos que me incentivaram a seguir na carreira. Antes, fiz alguns concursos para outras carreiras, mas quando me decidi pela Defensoria Pública descobri minha vocação. Já nos cursos preparatórios compartilhava da paixão com que os(as) defensores(as) contavam os casos e não tive dúvidas que eu seria feliz trabalhando na Instituição.

2) Você atuou em quais áreas e por quanto tempo até a aposentadoria?

Os  primeiros anos foram de atuação curta como substituta em vários órgãos, além de atuar em projetos nas comunidades. Depois consegui minha titularidade em uma comarca de juízo único - Carmo-RJ, onde fiquei por quase nove anos. Os últimos 11 anos foram como titular de uma vara de família em Teresópolis.

3) Hoje você trabalha com a aromaterapia. Terapia que utiliza óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Como você conheceu esta técnica?

Há quase seis anos eu recebia sessões de shiatsu para aliviar o cansaço do dia a dia. A massoterapeuta utilizava uma técnica de medicina energética chamada BodyTalk e fez uma aplicação em mim. O resultado foi tão bom que decidi estudar a técnica para partilhar com minha família. A base do BodyTalk é a medicina chinesa. Ao longo do curso, eu senti que precisava aprofundar mais os estudos e fui fazer acupuntura. Lá, eu conheci a aromaterapia e me apaixonei. Então, comecei a planejar a transição de carreira. Hoje eu me dedico integralmente a estudar aromaterapia associada à acupuntura. 

4) Qualquer pessoa pode fazer o uso da aromaterapia? Ela só pode ser orientada por um profissional?

Sim, desde que sejam observados alguns cuidados, especialmente em gestantes e crianças muito pequenas. É importante ter o mínimo de informação antes de usar qualquer substância, mesmo naturais como os óleos essenciais. São poucos os efeitos adversos, mas podem existir. Existem óleos muito seguros, como a Lavanda. Mesmo assim, conhecer a indicação de uso, além de prevenir problemas, vai permitir que se alcance o efeito desejado. 

5) Quais são as fragrâncias mais utilizadas e por quê?

Hoje em dia praticamente todas as pessoas são acometidas por estresse, que gera ansiedade, depressão e muitas doenças físicas. É uma das maiores queixas dos clientes. Então, os óleos mais usados são aqueles que beneficiam nosso sistema límbico, trazendo mais equilíbrio e permitem administrar melhor esse estresse diário. Quem conhece o Peppermint (hortelã pimenta), por exemplo, nunca mais usa um analgésico. Basta uma gota na testa e têmporas que o efeito de sedação é maravilhoso.

6) Hoje, muitos defensores(as) públicos(as) afirmam que atuam sob grande estresse na carreira. Você acha que, em alguns casos, a aromaterapia pode auxiliar os profissionais que estão passando por algum problema do tipo?

Tenho absoluta certeza disso. As pesquisas científicas mais modernas comprovam que nosso sistema límbico responde positivamente ao uso de óleos essenciais, trazendo uma nova perspectiva para enfrentar as situações estressantes. Participei da primeira edição da semana de saúde e bem-estar provida pela ADPERJ e Camarj e pude apresentar alguns benefícios dos óleos essenciais e, inclusive, fazer alguns atendimentos a colegas. Foi uma experiência muito especial.

7) Quais as dicas que você deixa para os colegas que querem iniciar com a aromaterapia?
Procurar informações sérias e cursos confiáveis. E o mais importante: procurar produtos de qualidade. Óleos essenciais não são baratos porque sua extração precisa ser cuidadosa e responsável. Ele é absorvido pela pele, através da inalação ou até mesmo por uso interno (só alguns produtos são liberados, é preciso se certificar da qualidade antes de ingerir).
 
8) E, por fim, o que você acha que precisa ser feito para o fortalecimento da Defensoria Pública?

Acredito que a força da Defensoria está na alma de cada defensora e defensor. Na sua vocação, no seu amor pela instituição. Então, mais do que nunca, a nossa união, nosso fortalecimento como instrumento de Justiça é que vai permitir que superemos todos os reveses e nos manter dignamente na luta pelos direitos de todas e todos.

ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.