Há pouco mais de um mês em funcionamento, o Posto Avançado da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) em Cutias já tem mudado a vida da população. Entre 22 de agosto e 20 de setembro, o novo espaço registrou 122 atendimentos, aumentando em 11% os números do Núcleo Regional de Ferreira Gomes, comarca responsável pelo município.
Um dos atendimentos realizados foi para Erialda Moraes Souza e Ronaldo Mendes de Souza, que procuraram o posto para formalizar um acordo extrajudicial de divórcio. “Soube da inauguração do posto pelos grupos de WhatsApp e, como já queríamos formalizar nosso divórcio, procuramos a Defensoria e deu tudo certo”, comentou Erialda.
Outro atendimento foi para Odeliane Brito de Souza, de 31 anos, que procurou a Defensoria para solicitar a segunda via de sua certidão de nascimento e aproveitou para pedir a alteração do prenome para "Deliane", como prefere ser chamada.
Antes da inauguração do posto, o atendimento era feito via WhatsApp, e as idas da Defensoria a Cutias eram esporádicas, focadas principalmente em casos emergenciais. Agora, com o serviço presencial diário em funcionamento, a população tem acesso a mais serviços, como orientações jurídicas, consultas processuais e celebração de acordos, o que antes não ocorria com a mesma frequência na região.
“A expectativa é que esse número se mantenha ou até mesmo cresça nos próximos meses. Esperamos que as pessoas comecem a criar o hábito de buscar a Defensoria para orientações sobre direitos ou consultas processuais", avaliou o defensor público Guilherme Amaral, coordenador do Núcleo Regional de Ferreira Gomes.
O Posto Avançado funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, na Prefeitura de Cutias, Rua Primeiro de Maio, nº 34, Centro.