O projeto DPE-GO para Elas estará presente na Unidade Prisional Regional Feminina de Israelândia (UPISR) nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/09). Nesta edição, além dos atendimentos jurídicos e da visita técnica à instituição, acontecerá o lançamento do curso Elas Dizem Não para as mulheres privadas de liberdade. A formação, promovida em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres e do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, contará com uma palestra de abertura, realizada pelo Núcleo Especializado em Situação Carcerária e Política Criminal (Nesc).
A capacitação será na modalidade remota de 12 de setembro a 24 de outubro e tem o objetivo de combater a violência doméstica contra a mulher, proporcionando o acolhimento e a orientação jurídica para o desenvolvimento e exercício pleno da cidadania. As aulas foram elaboradas pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem). Com 16 encontros, às quintas-feiras, o curso contará com cerca de 17 horas de carga horária.
As 16 videoaulas foram gravadas por 15 defensoras e defensores públicos, além de uma convidada externa, que incluem no conteúdo programático temas como: Lei Maria da Penha; Normas Internacionais e Crimes Sexuais; Feminicídio e Mulheres Encarceradas; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Rede de Proteção; Questões Étnico-raciais; Direitos dos Idosos; Direitos Humanos; Direitos LGBTQIAP+; Direito de Famílias; Estatuto da Criança e do Adolescente; e Sistema de Justiça.
As defensoras e defensores que ministraram as aulas são: Allan Montoni Joos, Cristiane Barwaldt, Fernanda Oriá, Ketlyn Chaves, Letícia Parobe Gibbon, Lorena Borges, Ludmilla Fernandes Mendonça, Maria Eduarda Larcher, Maria Eduarda Lins, Maria Eduarda Serejo, Maria Paula Benjamin, Mirela Cavichioli,Nicolle Gritz, Rafael Starling e Tatiana Bronzato. Além da advogada Amanda Souto.
Atendimentos
A Unidade Prisional Regional Feminina de Israelândia (UPISR) possui cerca de 50 mulheres privadas de liberdade. Nos dias 11 e 12, todas receberão atendimento individualizado. Ao final do mutirão, a equipe do Nesc fará uma inspeção da estrutura e de pessoal da unidade prisional.