Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/09/2022

MS: Defensoria garante indenização a assistido com deficiência que teve de esperar em fila única por atendimento em banco

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
O Banco Santander Brasil S. A. terá de indenizar um assistido da Defensoria Pública de MS, após violar a Lei 13.146/15, que assegura tratamento prioritário a pessoa com deficiência. Diagnosticado com paraplegia traumática completa, o morador de Cassilândia, cidade localizada a 418 km de Campo Grande, teve de esperar por atendimento em fila única, obedecendo a ordem de chegada.
 
O defensor público Giuliano Stefan Ramalho de Sena Rosa, titular da 1ª DP de Cassilândia, explica que o assistido foi até a agência fazer uma transação no caixa de atendimento, mas houve necessidade de ir para outro setor.
 
“No local onde indicaram, haviam outras quatro pessoas, porém, apenas duas delas aparentavam possuir idade avançada. O assistido questionou um funcionário sobre o local da fila preferencial e foi informado de que ali faziam uso apenas da ordem de chegada”, detalha o defensor.
 
Após um tempo desproporcional de espera, o assistido foi chamado por uma atendente que justificou a falta de fila prioritária devido à ausência de funcionários e o cenário pandêmico vivenciado. No entanto, o mesmo descumprimento à Lei 13.146/15 já havia acontecido em janeiro de 2021.
 
Por esse motivo o defensor requereu indenização por dano moral. O pedido foi julgado procedente e o banco condenado ao pagamento no valor de R$ 5 mil.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)