Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/09/2022

PR: DPE lança cartilha “Quem é a Pessoa com Deficiência?” para qualificar o atendimento prestado às pessoas com deficiência

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio da Assessoria de Projetos Especiais (APE) e com o apoio da Assessoria de Comunicação Social, lança a cartilha “Quem é a Pessoa com Deficiência?”, primeiro volume da série de cartilhas “Defensoria Acessível”. O objetivo das cartilhas é fomentar o estudo do tema dos direitos das pessoas com deficiência e orientar e informar toda a equipe da DPE-PR sobre como qualificar o relacionamento e o atendimento prestado às pessoas com deficiência. 
 
A cartilha aborda os marcos legais da pessoa com deficiência – como a Convenção da ONU Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), também conhecida como LBI ou Estatuto da Pessoa com Deficiência – e as terminologias adequadas para se referir às pessoas com deficiência. Além disso, a cartilha trata de capacitismo e dá dicas de como atender pessoas com deficiências auditiva, visual, física, psicossocial e deficiência múltipla.
 
Para a assessora para Assuntos de Acessibilidade e Inclusão da DPE-PR, Flavia Portela, o material representa um grande avanço da Defensoria Pública na busca por um atendimento mais inclusivo.
 
“A cartilha é um guia prático para a promoção do conhecimento sobre a temática da pessoa com deficiência, visando à eliminação de preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações nos atendimentos da Defensoria a esta população. Ela foi desenvolvida com base nos assuntos mais relevantes da temática e traz diversas informações sobre como prestar o atendimento mais adequado e inclusivo às pessoas com deficiências”.
 

Confira a cartilha na íntegra aqui.

 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)