Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/06/2022

TO: Defensoria Pública integra ação de registro civil aos indígenas da região de Formoso do Araguaia

Fonte: ASCOM/DPETO
Estado: TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do projeto Defensoria Itinerante, está em Formoso do Araguaia, para realizar atendimentos aos indígenas de aldeias da região. A ação integra o projeto piloto “Justiça para Todos - Cidadania Indígena”, do Tribunal da Justiça do Tocantins (TJTO) e da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS-TJTO), que iniciou os atendimentos nesta segunda-feira, 20, e segue até sexta-feira, 24, na sede da Escola Canuanã da Fundação Bradesco.
 
Durante solenidade de abertura das atividades, o coordenador do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, falou sobre a atuação da Defensoria Pública. “Estamos aqui não só para trabalhar no atendimento ao registro civil dos indígenas, mas também para levantar alguma dificuldade que a população indígena tenha, alguma coisa que a gente possa fazer, dentro da nossa vertente de atuação coletiva da Defensoria Pública por meio do Nucora, que é esse núcleo tão importante. A Defensoria está sempre à disposição para acompanhar essas ações”, destacou.
 
Da Defensoria Pública, participarão dos atendimentos durante esta semana, o os defensores públicos Arthur Pádua e Adir Pereira Sobrinho, a defensora pública Pollyana Lopes Assunção, o assessor técnico do Nucora, Victor Alano Cunha Porto Pinheiro, e o analista jurídico Ildevan Alves. 
 
Para realização da ação, o Poder Judiciário do Tocantins contará com a parceria da Associação dos Registradores Civil do Tocantins (Arpen-TO), Fundação Nacional do Índio (Funai-TO), Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, Cartório de Registro Civil da Comarca de Formoso do Araguaia, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Federal, Universidade Federal do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública e a Fundação Bradesco - Fazenda Canuanã.
 
Serviços
 
Segundo o TJTO, durante a semana serão ofertados os seguintes serviços à população indígena: 1ª e 2ª via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade (RG), foto 3x4, entre outros serviços de assistência social; e correção dos registros, pela via administrativa, para fazer constar nos seus assentamentos itens como: o nome indígena e etnia.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
06 de julho
AGE
03 de agosto
AGE
31 de agosto
Reunião de Diretoria
01 de setembro
AGE
05 de outubro
AGE
08 de novembro, Goiás (CONADEP)
AGE
08 A 11 de novembro, em Goiânia (GO)
XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
14 de dezembro
AGO de eleição
13 de dezembro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)