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13/05/2022

ADPEC lança nova campanha “Trabalho Híbrido – Defensoria presente de todas as formas” em alusão ao Maio Verde

Fonte: ADPEC
Estado: CE
Nos últimos anos, em decorrência das medidas restritivas e preventivas para o enfrentamento do COVID-19, o Poder Judiciário intensificou a implementação de rotinas de trabalho remoto. As Defensoras e Defensores Públicos do Estado, como atores de destaque do Sistema de Justiça, não ficaram indiferentes a todo esse movimento de transformação digital. Por esse motivo, a ADPEC lançou no mês de maio, em comemoração ao mês dos Defensores, a campanha “Trabalho Híbrido – Defensoria presente de todas as formas”, com o objetivo de defender a adoção de um sistema híbrido que combine o trabalho presencial e remoto de Defensoras e Defensores Públicos, buscando unir as potencialidades dos dois modelos de trabalho, como forma de maximizar sua produtividade, além de tornar sua atuação mais dinâmica tanto dentro quanto fora da Instituição.
 
A Presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, explica que diante deste novo cenário, no qual a Defensoria Pública passou a disponibilizar seus serviços de maneira exclusivamente remota, surgiu a necessidade de na fase pós-pandêmica manter o trabalho híbrido. “Fomos impulsionados pela necessidade de uma assistência jurídica contínua, ininterrupta, segura e adequada aos usuários de seus serviços. Na medida em que as alternativas tecnológicas evoluem, novas portas vão se abrindo, bem como novas e boas perspectivas surgem para o futuro da atuação defensorial, por isso acreditamos fortemente no modelo híbrido de trabalho para melhor atuação da Defensoria”, disse.
 
Outro ponto que comprova fortemente a força do trabalho remoto foram são os dados apresentados pela Defensoria Pública do Estado, no primeiro trimestre deste ano, foram registradas 302.692 atuações, o que representa um crescimento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram feitos 266.584 procedimentos. No ano passado, a DPCE teve 26% de aumento sobre 2020 e, assim, superou, pela primeira vez nos seus 25 anos de existência, a marca de 1 milhão de atuações.
 
Segundo o diretor de comunicação da ADPEC, Alfredo Homsi, a partir dos números apresentados, há evidências que houve uma significativa ampliação na quantidade de atendimentos realizados pela Instituição. “Por óbvio que com a possibilidade do retorno dos atendimentos presenciais, não há mais que se falar em uma atuação exclusivamente remota, contudo, estamos diante de um fenômeno novo e que caminha no rumo de muitas possibilidades a serem exploradas ao longo desse caminho. Dessa forma os Defensores e Defensoras atuantes conseguirão atender a população, com qualidade e presteza, garantindo-lhes a opção, se assim desejarem, de evitar o dispêndio de seus recursos com custos de deslocamento ou perda desnecessária de um ou mais dias de serviço”, disse.
 
Durante todo o mês de maio, a ADPEC estará trabalhando em cima da campanha com ações e com foco na disseminação de informações por entender que a Defensoria Pública deve se organizar para, a exemplo do que já vem sendo feito pelo Poder Judiciário e Ministério Público, regulamentar e investir em medidas de facilitação do contato e participação de seu público-alvo, acrescendo ao seu atendimento presencial, canais digitais de acesso, disponibilizando a seus membros os equipamentos e recursos humanos necessários para tanto.
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