Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/03/2022

Prerrogativa de requisição: STF conclui mais dois julgamentos com placar favorável à Defensoria Pública

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM STF
Estado: DF
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prerrogativa de requisição das Defensoria Públicas de São Paulo e de Rondônia. O tema estava sendo debatido nas Adis 6876 (RO) e 6879 (SP), que fazem parte de um rol de Ações protocoladas pelo procurador geral da República, no ano passado. É com a prerrogativa de requisição que a Instituição tem a legitimidade de solicitar às autoridades, agentes públicos e entidades privadas certidões, informações documentos necessários ao exercício de suas atribuições.
 
A ministra Rosa Weber foi relatora das ADIs e julgou o pedido da PGR improcedente e manteve o dispositivo para a Defensoria Pública. "Definida a constitucionalidade da prerrogativa atribuída aos defensores públicos de requisitar documentos, informações, materiais esclarecimentos e providências pertinentes ao exercício de suas funções institucionais, na promoção e tutela dos direitos dos hipossuficientes (aqui incluídas as perspectivas, econômicas, técnicas, culturais e sociais), ficam refutados os argumentos defendidos no sentido de que tal prerrogativa viola os direitos fundamentais processuais, por impor situação processual de desigualdade com a Advocacia Privada", defendeu.
 
Seguiram o entendimento da relatora, os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, André Mendonça, Gilmar Mendes, Roberto Barroso e Nunes Marques. A ministra Carmén Lúcia acatou parcialmente o pedido do PGR, defendendo a constitucionalidade da prerrogativa de requisição apenas na atuação coletiva.
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) foram amicus curiae nos julgamentos.
 
Novos julgamentos
 
Até o final desta sexta-feira (25), ocorrerá o julgamento virtual das ADIs 6864 (PA), 6877 (RR) e 6880 (TO). Rosa Weber é relatora da ADI 6864. A ministra Cármen Lúcia é relatora das ADIS 6877 e 6880. Em todos, o placar é favorável à Defensoria Pública. 
 
Histórico
 
Em fevereiro deste ano, o STF formou maioria a favor da prerrogativa de requisição da Defensoria Pública. O tema estava sendo debatido em nove ADIs que estavam em pauta no plenário virtual da Corte, de 11 a 18 de fevereiro. Foram elas: ADI 6852, ADI 6862, ADI 6865, ADI 6867, ADI 6870, ADI 6871, ADI 6872, ADI 6873 e ADI 6875.
 
Para a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, o resultado do julgamento vai ao encontro da mobilização conjunta encampada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) e da Defensoria Pública da União (DPU). As entidades foram habilitadas como amicus curiae nos julgamentos das Adis; prepararam memoriais para os ministros; construíram estudos e relatórios sobre o tema; dialogaram com a grande imprensa; e repercutiram o julgamento nas redes sociais.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)