Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/03/2022

#DefensoriaSim: Defensoria Pública do Acre empossa novos(as) defensores e defensoras

Fonte: ASCOM/DPE-AC
Estado: AC
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, nessa terça-feira (15/3), da cerimônia de posse de defensoras e defensores públicos do Acre, aprovados no V Concurso para ingresso na carreira. Marcada pela emoção tanto do público presente quanto dos(as) novos(as) membros(as) e de seus familiares, a solenidade, que ocorreu no auditório da Uninorte, em Rio Branco, foi transmitida pelo canal da Defensoria Pública no YouTube.
 
Compuseram também o dispositivo de honra, representando o governador Gladson Cameli, o procurador do Estado, Paulo Jorge Santos; representando o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, o procurador do município, Jonathan Santiago; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro; representando a Assembleia Legislativa, deputada Antônia Sales; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro; o procurador-geral Adjunto do Estado, Leonardo Cesário Rosa; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Acre, Aryne Cunha; a ouvidora-geral da DPE/AC, Soleane Manchineri; representante da Defensoria Pública da União, Gabriel Araújo; o presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Thalles Vinícius Sales; e o secretário da Fazenda, Amarísio Souza. Também esteve presente à solenidade, o senador Sérgio Petecão (PSD).
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, ao lado do senador Sérgio Petecão (PSD-AC)
 
Atualmente, a instituição possui 41 defensores(as) ativos, e com a chegada dos 15 novos(as) defensores e defensoras, a Defensoria Pública pretende reforçar o atendimento no interior do estado.
 
 
O defensor público Emerson do Amaral Gonçalves representou a turma em seu discurso e ressaltou que está disposto a enfrentar os desafios que virão no exercício do cargo em busca de propiciar acesso a direitos e promover cidadania aos necessitados, garantidos na Constituição Federal.
 
O defensor empossado Jose Ulisses Melo de Lima, natural do Ceará, destacou o desafio da nova carreira. "Assumo com a suavidade da beca e o peso do cargo para levar mais dignidade à população vulnerável. É mais que uma profissão, é uma missão institucional", aponta.
 
Para a defensora-geral, Simone Santiago, este é um sonho realizado. "Esta noite vimos a concretização deste sonho. É um marco na história da DPE e uma conquista para todo o povo acreano", comemorou. 
 
Curso de formação
 
Na quinta-feira (17/3), defensoras e defensores empossados(as) iniciam o curso de formação coordenado pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da DPE/Acre, necessário para que os(as) novos(as) membros(as) conheçam os sistemas  e procedimentos da instituição.
 
A capacitação terá palestras sobre o papel da administração superior, coordenadorias, núcleos, subnúcleos, associação de defensoras e defensores e unidades defensoriais.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)