Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/02/2022

ANADEP participa de seminário sobre ações afirmativas nas Defensorias

Fonte: ANADEP* Com informações da DPE/BA
São 24 os estados do Brasil onde estão estabelecidas políticas de cotas para ingresso na carreira de defensor(a) público(a). O dado demonstra a quase completa adoção do instrumento pela Instituição no país e faz parte do Mapa das Ações Afirmativas das Defensorias Públicas lançado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) no âmbito de seu 1º Seminário sobre Cotas Raciais nas Defensorias Públicas: por uma sociedade antirracista. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, esteve presente no seminário. 
 
O evento ocorreu durante toda essa quarta-feira (16), na Escola Superior da DPE/BA debatendo em mesas temáticas assuntos como a relevância das cotas no alargamento dos processos democráticos e de justiça e o enfrentamento dos órgãos públicos às fraudes nestes processos. Com a presença de representantes de mais de 20 Defensorias Públicas Estaduais do Brasil, o Seminário buscou refletir, a partir da adoção das cotas, sobre estratégias para inserção de negros, indígenas e quilombolas na institucionalidade brasileira.
 
 
 
Rivana Ricarte defendeu a necessidade das Defensorias serem espaços plurais em si mesmas, ou seja, a partir de sua própria composição. 
 
Se afirmando fruto da política de cotas da DPE/BA, a defensora pública baiana e coordenadora da Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Clarissa Verena, defendeu o procedimento.  “As sementes que são plantadas hoje podem não dar frutos imediatos, mas quando eles derem frutos, porque isso certamente ocorrerá, os efeitos das políticas que forem construídas hoje, estes feitos jamais serão esquecidos”, apontou.
 
 
Durante o encerramento do Seminário, os representantes das defensorias assinaram uma carta selando um compromisso pelo avanço de políticas afirmativas de cotas raciais nos próximos concursos e processos seletivos institucionais.
 
Assista ao Seminário na íntegra aqui.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)