Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/02/2022

ANADEP participa de sessões de abertura do ano judiciário e legislativo

Fonte: ANADEP* Com informações do portal Câmara e Senado
Estado: DF
 
Essa semana foi marcada pela abertura do ano judiciário e do legislativo registrando o início das atividades do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou das solenidades.
 
Na terça-feira (1º), na abertura dos trabalhos do Judiciário, o ministro Luiz Fux, presidente do STF, afirmou que a pauta de julgamentos da Corte, no primeiro semestre de 2022, continuará dedicada "às agendas da estabilidade democrática e da preservação das instituições políticas do país; da revitalização econômica e da proteção das relações contratuais e de trabalho; da moralidade administrativa; e da concretização da saúde pública e dos direitos humanos afetados pela pandemia, especialmente em prol dos mais marginalizados sob o prisma social".
 
Na sessão solene do Congresso, que aconteceu na quarta-feira (3), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a vacinação da população brasileira contra a Covid-19. Ele também destacou que a pandemia fragilizou a economia e que é preciso construir uma pauta emergencial para resguardar a vida dos cidadãos brasileiros, dinamizar a economia, criar empregos e preservar o imperativo da responsabilidade fiscal.  Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou que 2022 traz um marco importante para a história brasileira. "É um ano marcante em nossa história, pois vamos comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil. Há quase 200 anos nos tornamos um país livre, soberano, independente. É um momento único para relembrarmos nosso passado histórico, reconhecermos nossos valores e reafirmarmos nosso compromisso com a liberdade."
 
 
Rivana Ricarte falou da importância da Associação estar presente nas cerimônias. “Reafirmamos o compromisso da presença e atuação da ANADEP tanto no Parlamento como na Suprema Corte, mantendo o diálogo democrático e realizando as ações necessárias para evitar retrocessos que impactem defensoras e defensores públicos.”, disse.
 
No mesmo dia, a ANADEP, ao lado da ADEP-MG, participou de solenidade de posse do senador Alexandre Silveira de Oliveira (PSD-MG). O parlamentar assumiu a vaga de Antonio Anastasia (PSD-MG), que renunciou ao mandato para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)