Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/11/2021

Atuação defensorial nas Cortes Superiores é foco da 56ª reunião do Condege

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Pelo fortalecimento das Defensorias Públicas, na quarta (17) e quinta-feira (18) desta semana, membros do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) se reuniram para a 56ª sessão ordinária, realizada no formato híbrido, na sede da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, em Recife. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou presencialmente do evento.
 
 
A agenda de compromissos do grupo foi iniciada com a inauguração dos Núcleos da Subdefensoria das Causas Coletivas da DPE-PE e uma visita institucional à assembleia legislativa de Pernambuco, com o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, e também no Palácio do Campo das Princesas, onde foram recebidos pelo governador Paulo Câmara. Por meio das reuniões periódicas do Condege, a aproximação com as Casas de Leis de cada Estado representa um avanço na discussão de temas relacionados à atuação das Defensorias Públicas. Como cerne da instituição, a política de acesso à Justiça e a defesa das populações mais vulneráveis têm sido o foco das reuniões.
 
 
Na quinta-feira (18), defensores e defensoras públicas, além de outras autoridades sob representação, aprovaram a ata da 55ª reunião do Conselho. Durante o encontro, a Presidente do Condege, Estellamaris Postal — junto ao Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha, e  a Diretora do Departamento de Enfrentamento de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Leolina Couto Cunha — apresentou a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
 
Em andamento, o trabalho do Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores (GAETS) também foi discutido entre as autoridades. Pautas legislativas e judiciárias, impactos do julgamento da ADPF 279, deliberação sobre o INFOSEG e outros tópicos percorreram a reunião ordinária. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)