Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/10/2021

ANADEP toma posse no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI)

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) empossou, nesta sexta-feira (1º), os novos conselheiros da entidade.  Representando a ANADEP, a defensora pública de São Paulo Fernanda Dutra Pinchiaro será a titular do cargo e a defensora pública do Distrito Federal Bianca Cobucci Rosiere será a suplente. Ao todo, seis entidades da sociedade civil organizada irão compor o colegiado no biênio 2021-2023. O CNDI tem 19 anos de existência e nos últimos anos contou com a participação da ANADEP. 
 
Fernanda Pinchiaro destacou a importância da participação da Associação Nacional e da sociedade civil no Conselho. " A sociedade organizada conquistou esse meio essencial para participar das decisões sobre uma política nacional que hoje atravessa a vida de mais de 37 milhões de pessoas. Já a ANADEP, que reúne as Defensorias Públicas Estaduais e Distrital das 27 unidades federativas, cuja prioridade é a promoção e defesa dos direitos da população em situação de exclusão, por meio da sua Comissão Temática de Direitos da Pessoa Idosa, que hoje conta com defensoras e defensores públicos representantes de 18 Defensorias, assume agora a importante tarefa de enfrentar as condições atuais de funcionamento do Conselho e assegurar no âmbito da política nacional os direitos individuais e sociais das pessoas idosas com 60 anos ou mais em situação de violência e exclusão social.", disse. 
 
Na ocasião também foram escolhidos os representantes que presidirão o CNDI no período. A presidência é do secretário do governo federal, Antonio Costa, e a vice ficou com o representante da Associação Brasileira do Cidadão Sênior, Mauro Moreira. Também tomaram posse: a Associação Brasileira do Cidadão Sênior (ABRACS); Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP); Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF); Confederação Nacional de Saúde (CNS); e o Serviço Social do Comércios (SESC).  
 
Sobre o CNDI: O CNDI tem por finalidade elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional do Idoso, observadas as linhas de ação e as diretrizes conforme dispõe a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), bem como acompanhar e avaliar a sua execução. O CNDI integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)