Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/07/2021

É HOJE: ANADEP e Comissão de Igualdade Étnico-Racial promoverão live sobre interseccionalidades em raça e gênero

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, o dia também é em homenagem à Tereza de Benguela, líder quilombola. Em alusão à data, a ANADEP e a Comissão de Igualdade Étnico-Racial promoverão, no dia 22, live sobre Interseccionalidades em raça e gênero. A atividade também faz parte do calendário de ações da campanha nacional e do "Julho das Pretas". 
 
Quando falamos de gênero e raça, o racismo se coloca de forma diferente para homens e mulheres. Com o recorte em violência, os dados mostram que 66% de todas as mulheres assassinadas no Brasil são negras e que elas também são a maioria das mulheres violadas. No parto, 21,8% das mulheres negras que foram atendidas em hospitais não tiverem acesso a anestesia. Em questão de representação no mercado de trabalho, apenas 0,4% dos cargos executivos são ocupados por mulheres negras.
 
Para debater o tema, foram convidadas a vice-presidenta institucional da ANADEP, Rita Lima; a coordenadora da Comissão Étnico-Racial, Clarissa Verena; Alessandra Devulsky, advogada, pesquisadora e escritora; e Iêda Leal, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU). 
 
A live será transmitida no canal do Youtube da ANADEP e no Facebook, às 19h. 
 
O evento é acessível em Libras.
 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)