Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify Deezer
20/07/2021

TO: DPE e Conselho Penitenciário realizam inspeção na Unidade de Segurança Máxima de Cariri

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em ação conjunta com o Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins (CPTO), realizou uma inspeção carcerária de rotina na Unidade de Segurança Máxima de Cariri do Tocantins (USMC), visando averiguar as atuais condições nas quais se encontram os detentos custodiados na mesma. A atuação, realizada na última quarta-feira, 14, resultou na constatação da necessidade de aprimoramento de práticas que oportunizem aos presos oportunidades de trabalho e, consequentemente, de remição de pena.
 
A vistoria realizada em parceria com o CPTO foi uma iniciativa do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep) da DPE-TO. Segundo a coordenadora do Núcleo, defensora pública Letícia Amorim, na USMC não há uma política voltada à remição, sendo muito incipientes as iniciativas, o que afeta diretamente na qualidade de vida dos reeducandos.
 
“A ausência de práticas voltadas ao trabalho e ao estudo que alcancem toda massa carcerária reflete no estado de saúde dos presos, que por vezes se refugiam nos remédios controlados para suportar o passar do tempo sem atividades, sem acesso a TV, a rádio ou livros. De fato há poucos, raros presos que possuem oportunidade de trabalho ou estudo, mas dentro do contingente é algo insignificante. Por isto, é necessário que haja um maior esforço por parte da direção da unidade para mudar esta realidade”, enfatizou a Defensora Pública.
 
Comitiva
 
Além da defensora pública Letícia Amorim, uma comitiva foi composta para a realização desta inspeção carcerária, sendo ela integrada, também, pela presidente do CPTO, Sibele Biazotto; e pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB-TO), Cristian Ribas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
22 de julho, às 19h
Live interseccionalidades em raça e gênero
5 e 6 de agosto
4ª Qualificação de Defensoras e Defensores Públicos em Saúde Pública
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)