Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/06/2021

Câmara dos Deputados instala Comissão Especial que vai analisar reforma administrativa

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Agência Câmara
Estado: DF
 
 
Foi instalada, nesta quarta-feira (9/6), a Comissão Especial destinada a analisar o mérito da PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa. Enviada ao Congresso Nacional em setembro de 2020 pelo governo federal, a proposta traz inúmeros retrocessos ao serviço público e à prestação de serviços à sociedade, pois prevê o fim da estabilidade, terceirização de atividades importantes no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado. A matéria passou na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania no fim de maio. 
 
Conforme anúncio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), todos os partidos vão integrar a comissão especial, que terá 34 membros titulares e igual número de suplentes.
 
O deputado Fernando Monteiro (PP-PE) foi eleito presidente e indicou como relator o deputado Arthur Maia (DEM-BA).
 
A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para votação do texto. O prazo para apresentação de emendas se esgota nas dez primeiras sessões de Plenário, a contar a partir desta quinta-feira (10). Em seguida, a PEC ainda precisa ser votada em dois turnos nos plenários da Câmara e do Senado.
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, explica que a ANADEP e as Associações e do DF, já estão em diálogo para enfrentamento da matéria. A partir de agora, as defensoras e os defensores seguirão o trabalho de apresentação de emendas com os principais pleitos da carreira. Há ainda as agendas com parlamentares, apresentação de nota técnica sobre o tema e diálogo permanente com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate). 
 
"Ao esvaziar serviços e acesso a direitos, a PEC 32 viola a própria essência da Constituição e se torna um risco também para o sufocamento da Defensoria Pública e o enfraquecimento do acesso à justiça no país. Por isso, vamos trabalhar para que não haja retrocessos em nossa atuação", afirma a presidenta. 
 
Clique aqui e confira a composição da Comissão Especial. 
 
Diálogo e aproximação com a Comissão Especial
 
 
Pouco antes de ser instalada, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, representantes do Fonacate e parlamentares da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público participaram de reunião ampliada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para debater a reforma administrativa e os impactos no funcionalismo público e na prestação de serviços à sociedade. Na reunião, Lira se comprometeu a não atingir direitos adquiridos nem qualquer servidor ativo ou inativo atual. "As regras que forem aprovadas somente se aplicarão aos que forem admitidos depois da promulgação da Emenda", pontuou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)