“Já que não podemos reunir todo o time pessoalmente, esta será a nossa foto”. A frase do defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior, resumiu o sentimento da cerimônia de descerramento da placa em homenagem às defensoras e defensores públicos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), realizada na manhã desta segunda-feira (31/5).
O evento marca o encerramento do Maio Verde, mês da Defensoria Pública, e integra as celebrações dos 10 anos da DPE-GO. Instalada na Unidade Jardim Goiás da DPE-GO, em Goiânia, a placa traz os nomes dos 82 atuais membros em atuação, além de homenagear também defensoras e defensores públicos aposentados. “Esse é o time de defensoras e defensores públicos escalado em maio de 2021”, afirmou o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior. “Homenageamos aqui também os defensores aposentados que trouxeram muito para a nossa Defensoria Pública. Sou muito abençoado por ter vocês como colegas. Nesses dez anos, a Defensoria Pública é a grande campeã e nós só crescemos quando todo o time está disposto a jogar a bola pra frente. Disposto a conversar, planejar, voltar para a prancheta e depois para o campo”, metaforizou.
Em razão da pandemia, Domilson Rabelo da Silva Júnior lamentou que todas e todos os homenageados não pudessem estar presentes. “A vontade é que estivéssemos juntos nessa comemoração, os mais de 400 integrantes da Defensoria Pública. Tirar muitas fotos e nos juntarmos para dizer: a união é a marca dos nossos 10 anos. Infelizmente não é possível. Eu expresso aqui muito a gratidão porque acredito que esse é o sentimento que move, que movimenta barreiras e movimenta o mundo. Essa placa é a foto em gratidão a todas e todos aqueles que estão hoje escalados em nosso time”, pontuou. “Que mais anos venham, que mais jogadores integrem nosso time agora com o concurso aberto. Não somos iguais e é nessa diferença que a gente cresce. Que 2021 seja uma marca em nossa história e que sejamos uma Defensoria Pública cada vez mais forte, mais humana e mais solidária”, encerrou o defensor público-geral.
Em respeito às normas estabelecidas para evitar a propagação da Covid-19, a solenidade contou com poucos presentes e foi transmitida pelo canal da DPE-GO no YouTube. Representando pessoalmente todos os membros da DPE-GO, o presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP), Allan Montoni Joos, agradeceu a homenagem e destacou a importância do associativismo na história da Defensoria Pública em Goiás. “Dez anos pode ser pouco tempo, se compararmos com outras entidades e órgãos do sistema de Justiça no Brasil, mas temos muita história para ser contada. Esses poucos dez anos têm a importância do associativismo que deve ser sempre observado e agradeço muito que a nossa AGDP conste nessa placa”, comemorou.