Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
04/05/2021

RS: Mês da Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-RS
Estado: RS
Maio é o mês da Defensoria Pública e, para marcar período, a instituição promoverá uma série de atividades, como eventos e divulgação de materiais. A primeira delas será a iluminação do prédio-sede, localizado na Rua Sete de Setembro, 666 (Centro de Porto Alegre), que tradicionalmente ganha a cor verde no mês de maio.
 
Nesta segunda-feira (3), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) também dá início à campanha “Conversando a Gente se Entende”, que visa a auxiliar quem está com problemas financeiros ou familiares durante a pandemia. Serão realizadas sessões online de mediação e conciliação.
 
Nos dias 3, 4 e 5 de maio, será realizada a II Semana da Defensoria Pública de Carazinho, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Carazinho. O objetivo do encontro é aproximar a Defensoria Pública da população e do meio acadêmico, oportunizando conhecimento dos participantes em relação aos serviços prestados pela instituição, buscando trocar experiências, apresentar novas formas de acesso à Justiça, com humanidade, e promover a educação em direitos.
 
Ao longo dos próximos 30 dias, entre outras coisas, também serão divulgados vídeos sobre os Núcleos Especializados da DPE/RS destacando o trabalho de defensores, servidores e estagiários em diversas áreas, como Família, Saúde, Criança e Adolescente, Criminal, Penal, Moradia, Defesa da Mulher, entre outros.
 
Nos dias 20 e 21 ocorrerá o Encontro Institucional, de forma online, com participação de defensores e servidores públicos.
 
O Dia da Defensoria Pública é celebrado em 19 de maio e homenageia os profissionais do Direito que se dedicam a defender os cidadãos que não possuem dinheiro para pagar pelos serviços de um advogado particular. Instituído pela Lei 10.448, de 2002, o dia foi escolhido por ser a data do falecimento de Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), doutor em Teologia, Direito, Letras e Filosofia, considerado o patrono dos advogados, que atuou como defensor dos pobres, órfãos e viúvas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
17 de maio, às 10h
Sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)