Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
04/05/2021

RJ: Em vistoria, DP encontra irregularidades na vacinação em Caxias

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Em vistoria realizada pela Defensoria Pública Rio nos postos de saúde de Duque de Caxias na manhã desta segunda-feira (3) foi constatada uma série de irregularidades na vacinação contra a Covid-19. As informações e o pessoal para atendimento eram escassos, as filas estavam quilométricas e não havia  atenção às prioridades de aplicação. Além disso, podiam ser vistas pessoas muito idosas e com deficiência esperando em pé na fila, sem distanciamento social. Diante disso, a Defensoria oficiou o Município para que preste esclarecimentos, estudando as medidas judiciais cabíveis e apresentando ao Ministério Público os documentos obtidos na vistoria para fins de apuração de conduta típica na esfera penal e no seio da improbidade administrativa.
 
A equipe da Defensoria foi informada de que foram disponibilizadas 1.000 doses para serem aplicadas como segunda dose, mas não havia quantidade  suficiente para atender todos da fila. Apesar disso, não foi passada essa informação para quem aguardava em vão pelo atendimento.
 
- A situação de desespero das pessoas que estavam aguardando é caótica. Os poucos funcionários disponíveis não davam conta de informar e organizar a demanda. O sofrimento e a ansiedade em saber se seriam vacinados dominava o cenário desolador de expor pessoas vulneráveis a tamanha falta de transparência e humanidade - disse a defensora pública Alessandra Bentes.
 
A moradora de Caxias, Hilka Miranda, de 68 anos, ficou duas horas e meia na fila até conseguir ser atendida. Segundo a filha dela, Cristian Kelly, a mãe tinha acabado de vir de uma sessão de hemodiálise e mesmo assim ficou horas aguardando o imunizante.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
17 de maio, às 10h
Sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)