Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/05/2021

DF: Projeto RenovAção eixo Idosos chegará em Barreiras-BA

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
Em maio, terão início os encontros virtuais do Projeto Renovação Idosos da Defensoria Pública do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial, com a colaboração do Programa Viver, ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O projeto irá acompanhar idosos em atendimento no município de Feira de Santana, na Bahia.
 
O lançamento do Renovação Idosos acontece no dia 11 de maio de 2021, durante a transmissão ao vivo no canal do Youtube da DPDF. Às 18h, a live apresentará reflexões e debates sobre estratégias para promover um espaço virtual de convivência e pertencimento social aos idosos assistidos.
 
O Renovação Idosos é um dos projetos sociais que a DPDF desenvolve para a comunidade, como política de intervenção social para favorecer a saúde mental e a educação em direitos do grupo. O curso busca propiciar, virtualmente, um espaço grupal de convivência e pertencimento social, com intuito de promover a valorização do envelhecer e a discussão de questões referentes à longevidade.
 
Em 2018, o IBGE divulgou a Projeção da População Brasileira, destacando que temos mais de 28 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, isto é, cerca de 13% da população, um percentual que tende a dobrar nas próximas décadas. Para fortalecer os direitos fundamentais da comunidade, ações como o Projeto Renovação Idosos são formas de garantir proteção social e assistência humanizada, com o olhar mais próximo de suas necessidades e demandas.
 
A parceria da DPDF com o Programa Viver é aliada na promoção da proteção à pessoa idosa e valorização do grupo, pois proporciona diálogos a respeito do envelhecer, cuidados com a saúde física e mental, reconhecimento de suas vivências e estímulo à qualidade de vida.
 
As inscrições para o projeto vão do dia 23 de abril até 16 de maio de 2021. Serão realizados 9 encontros virtuais, todas as terças-feiras, a partir do dia 18 de maio, das 9h às 11h. Acesse aqui e inscreva-se.
 
Programa Viver
 
O Programa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem como intuito assegurar o envelhecimento ativo e saudável com quatro pilares fundamentais: tecnologias sociais, educação, saúde e mobilidade física. A iniciativa facilita que os idosos tenham acesso à informação e desenvolvam suas habilidades para inserção tecnológica. A proposta do programa leva em consideração as particularidades de cada região, mas busca a qualificação e otimização da vida para o idoso, debates sobre o processo de envelhecimento, conhecimentos referentes à saúde e práticas de estímulo ao bem-estar físico e psicossocial. 
 
Conexão 60+
 
A DPDF, visando a proteção de pessoas idosas, realiza projetos que proporcionam melhor qualidade de vida e percebem as demandas do grupo. O Conexão 60+ é uma destas iniciativas com o objetivo de oferecer capacitação, proteção social, acolhimento e identificar as ações de cuidado físico e psíquico adotadas. O projeto foi transmitido virtualmente e reforçou a precaução com a saúde do idoso durante a pandemia. 
 
Cartilha da Pessoa Idosa
 
A Defensoria Pública do DF tem papel fundamental de mediar e garantir os interesses da população idosa, prestando assistência jurídica e acolhimento do grupo. A importância do cuidado com os idosos é dever de toda população, de maneira que as vulnerabilidades e particularidades que os acometem sejam minimizadas. Assim, a DPDF conta com a Cartilha da Pessoa Idosa, que apresenta medidas de proteção e defesa dos direitos do idoso.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)